A Trina Storage projeta entregar 2,5 GWh em sistemas de armazenamento de energia (BESS) na América Latina no primeiro semestre de 2026. A expectativa é impulsionada pela assinatura de dois novos contratos, que somam 1.203 MWh, desenvolvidos em parceria com a T-Power, no Chile, e com a YPF Luz, na Argentina.
Os novos acordos se somam aos 1,2 GWh de sistemas BESS já entregues pela companhia na região ao longo de 2025. Segundo Vicente Walker, diretor da Trina Storage para a América Latina, o ano passado marcou um ponto de inflexão para a empresa no mercado regional.
“2025 foi decisivo não apenas pelos volumes entregues e contratados, mas pela qualidade e relevância dos parceiros estratégicos que confiaram em nossos sistemas”, afirmou. Entre os clientes atendidos no período estão grupos como CIP, Atlas Renewable Energy, T-Power e YPF Luz.
No Chile, as baterias da Trina Storage vão equipar o projeto BESS Luz del Norte, localizado em Copiapó, na região de Atacama. O empreendimento contará com potência nominal de 141 MW e capacidade de armazenamento de 722 MWh, distribuídos em 144 contêineres de baterias.
De acordo com a empresa, o sistema permitirá otimizar a operação da usina fotovoltaica Luz del Norte, reduzindo perdas de energia durante o dia e viabilizando a comercialização da produção no período noturno.
Já na Argentina, o contrato foi firmado com a Central Dock Sud S.A., controlada e operada pela YPF Luz, para o desenvolvimento do projeto BESS Alma Sur. A instalação terá potência nominal de 90 MW e capacidade de 481 MWh, com base em 96 contêineres de baterias.
Segundo a Trina Storage, a solução será estratégica para enfrentar os desafios de suficiência energética sazonal na província de Buenos Aires, contribuindo para o reforço da confiabilidade do sistema elétrico local.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.