TTS Energia fecha contrato para construção de duas usinas solares no Pará

Centrais geradoras somam 7,5 MW com o objetivo de ajudar na descarbonização da região amazônica brasileira
Canal Solar - TTS Energia fecha contrato para construção de duas usinas solares no Pará
Foto: TTS Energia/Site/Reprodução

A TTS Energia, empresa de engenharia e construção de usinas solares no Brasil, acaba de fechar um contrato, no valor de R$ 17 milhões, com a Minum/Genco, especializada em gestão e operação de empreendimentos fotovoltaicos, para a construção de duas usinas de geração solar no interior do estado do Pará.

As duas centrais geradoras somam 7,5 MW de potência instalada, o suficiente para abastecer cerca de 1,5 mil unidades consumidoras. As unidades ficam localizadas nas cidades de Moju (5 MW) e Paragominas (2,5 MW), e vão atender consumidores paraenses no modelo de geração compartilhada. 

Esse sistema permite que o consumidor adquira cotas, via consórcio ou cooperativa, de uma usina remota conectada na mesma área de concessão da distribuidora local de energia elétrica. As obras devem ser concluídas em novembro de 2025 (Moju) e janeiro de 2026 (Paragominas). 

A economia média estimada para os consumidores atendidos pelas usinas varia entre 12% e 20%. Com início previsto ainda para este mês, a usina de Moju será composta por 10,8 mil módulos fotovoltaicos instalados em solo com estrutura de tracker. Já em Paragominas, o empreendimento terá 5,4 mil módulos e a previsão de início das obras é julho deste ano.

A TTS Energia foi contratada na modalidade EPC Parcial (Engineering, Procurement and Construction), sendo responsável pelos serviços de engenharia, suprimentos parciais e execução das obras civis e eletromecânicas das duas usinas solares.

Para Jacques Hulshof, CEO da TTS Energia, além de levar energia limpa, competitiva e sustentável aos consumidores paraenses, o projeto representa uma importante iniciativa de descarbonização da região amazônica brasileira, que ainda é muito dependente do diesel no suprimento de eletricidade. 

“O novo contrato também consolida a nossa posição de destaque na construção de usinas solares para grandes operações, inclusive na região Norte do País,” disse o executivo. 

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Foto de Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

<
<
Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.