A usina solar de Maglizh, no centro da Bulgária, começou oficialmente sua operação comercial, informou a empresa 360 Energy. Com capacidade de pico de 160,5 MW, o projeto foi desenvolvido em parceria com os acionistas majoritários da Eurohold, por meio da firma Belozem Solar Park 2.
A instalação ocupa 127 hectares ao pé da montanha Stara Planina e representa um passo significativo na expansão da matriz solar da Bulgária, que também acelera investimentos em armazenamento de energia. A próxima etapa do projeto prevê a instalação de um BESS (Battery Energy Storage System), com entrega prevista para março.
O parque utilizará painéis da Jinko Solar e a venda da energia será feita pela subsidiária Electrohold. O investimento total foi de € 100 milhões, incluindo mais de € 10 milhões para a infraestrutura de conexão com a rede, já repassada ao operador nacional ESO. O sistema BESS prevê capacidade de 80 MWh e baterias Huawei.
Durante o licenciamento, foi identificado um habitat do esquilo terrestre europeu (Spermophilus citellus), espécie protegida. Para preservar a fauna local, uma área de mais de cinco hectares foi excluída do projeto.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.