A USP (Universidade de São Paulo) foi reconhecida como a 5ª universidade mais sustentável do mundo no UI GreenMetric World University Rankings 2024, um dos mais prestigiados rankings globais de sustentabilidade do ensino superior.
O levantamento analisou 1.477 universidades de 95 países, incluindo 47 instituições brasileiras. A USP ficou atrás apenas de quatro centros universitários da Europa: Wageningen University & Research (Holanda); Nottingham Trent University (Reino Unido); University of Groningen (Holanda); e University College Cork (Irlanda)
Além da universidade paulistana, outras quatro instituições brasileiras foram classificadas entre as 100 mais sustentáveis do mundo:
- UFLA (Universidade Federal de Lavras), em 35º lugar;
- IFSULDEMINAS (Instituto Federal do Sul de Minas Gerais), em 60º lugar;
- UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), em 68º lugar
- Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), em 76º lugar.
O ranking da UI GreenMetric está em sua 15ª edição e avalia as universidades com base em seis pilares de sustentabilidade, sendo eles: Ambiente e Infraestrutura; Energia e Mudança Climática; Resíduos; Água; Transporte; e Educação e Pesquisa.
Cada um desses aspectos inclui indicadores específicos, que são periodicamente revisados para refletir as condições atuais e incorporar métricas sociais, culturais e econômicas da sustentabilidade.
O que é o UI GreenMetric?
Criado em 2010, o UI GreenMetric World University Rankings mede o comprometimento das universidades com a sustentabilidade em uma perspectiva global. Seus principais objetivos são:
- Impulsionar mudanças sociais através das universidades para alcançar metas sustentáveis;
- Servir como ferramenta de autoavaliação para as instituições de ensino superior;
- Divulgar para a sociedade os programas e ações sustentáveis implementados nos campi universitários.
Para participar, as instituições devem fornecer dados institucionais e evidências concretas sobre suas práticas sustentáveis. Esses documentos são revisados por especialistas do GreenMetric, garantindo a credibilidade e a transparência dos resultados.
Confira o ranking completo, clicando neste link.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.