Um vendaval derrubou sete torres de energia na zona rural de Prata (MG) na noite desta segunda-feira (24) e deixou todo o município sem eletricidade. A cidade tem pouco menos de 30 mil habitantes, segundo o último Censo do IBGE.
De acordo com a Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais), fortes rajadas de vento atingiram a linha de distribuição que abastece uma das principais fontes de energia da região, provocando a queda das estruturas.
As áreas rurais foram as mais afetadas e, mesmo com a instalação emergencial de geradores, moradores relataram oscilações no fornecimento de energia.
Equipes da Prefeitura foram mobilizadas para apoiar a operação, com envio de maquinários para abertura de acessos e suporte aos trabalhos de recuperação. Como o município não possui medidor meteorológico, não foi possível determinar a velocidade dos ventos responsáveis pelos danos.
A Cemig também reforçou as orientações de segurança, alertando para o risco de acidentes com cabos partidos. A distribuidora orientou ainda que, sempre diante de ocorrências na rede elétrica, os moradores acionem o número 116, mantenham distância do local e evitem que outras pessoas se aproximem até a chegada das equipes técnicas.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.