O BEESP 2025 (Balanço Energético do Estado de São Paulo), divulgado no dia 30 de dezembro pela Semil (Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística), demonstrou os números sobre o desempenho do estado em relação às fontes renováveis de energia.
Em 2024, a energia solar fotovoltaica representou 12% da eletricidade gerada no estado de SP. Com uma geração de 10,4 TWh, o crescimento foi de 16% em comparação ao ano anterior, quando o estado gerou 8,9 TWh.
Esse aumento consolidou a energia solar como a terceira maior fonte de geração de eletricidade no estado, atrás apenas da energia hidrelétrica e da biomassa. Segundo o balanço, a liderança paulista na geração solar se destaca principalmente no modelo de GD (Geração Distribuída).
Só em 2024, os municípios paulistas alcançaram a capacidade instalada de 6,2 GW nesse modelo, com a instalação de cerca de 1 GW ao longo do ano, posicionando o estado como líder nacional na adoção de sistemas fotovoltaicos distribuídos.
A análise também trouxe uma comparação interessante entre SP o Brasil e outros países: 59% da oferta interna bruta de energia de SP teve origem renovável, colocando o estado à frente da média nacional de 50% e da média dos países desenvolvidos da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), que registraram 13,2% de renováveis em 2023.
Além da energia solar, o BEESP 2025 também destaca a relevância de outras fontes renováveis na composição da oferta interna bruta de energia.
A energia hidrelétrica, que representa 17% da geração de eletricidade de SP, segue sendo uma das principais fontes de energia da região , com a produção tanto interna quanto importada do SIN (Sistema Interligado Nacional).
O balanço também reforçou a diversidade de alternativas renováveis disponíveis no estado, que incluem biogás e, licor negro da indústria de papel e celulose.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.