UCB investirá R$ 380 milhões em fábrica de baterias em MG

Empresa ainda investirá em laboratório de engenharia de produtos para atender demanda crescente
UCB investirá 380 mi fábrica baterias MG
Na primeira fase, ecursos serão direcionados para a expansão da fábrica em Extrema (MG). Foto: Divulgação

A empresa brasileira UCB Power, especializada em armazenamento de energia, planeja investir R$ 380 milhões até 2028 para expandir suas operações fabris na cidade de Extrema (MG). Segundo a fabricante, o objetivo é a fabricação local e dedicada de soluções da linha UBESS (UCB Battery Energy Storage System).

O montante deverá ser investido em duas fases e tem o apoio da Invest Minas, agência de promoção de investimentos do Governo de Minas Gerais, e do Governo do Estado de Minas Gerais por meio de incentivos fiscais e financiamento de linhas de crédito especial.

Durante a primeira fase, planejada para o período de 2024-25, os recursos serão direcionados para a expansão da fábrica atual em Extrema (MG). Na segunda fase, programada entre 2025-26, será alugado um terreno para acomodar o aumento da produção, marcando a criação da terceira fábrica da empresa no Brasil.

Além da unidade em Extrema (MG), a UCB Power também possui uma fábrica de baterias em Manaus (AM), onde parte da produção será utilizada para dimensionar as soluções de BESS.

“Acreditamos no mercado brasileiro e na evolução das demandas de armazenamento de energia em vários segmentos, de usinas fotovoltaicas às baterias automotivas. A expansão de nossas instalações e o amadurecimento do mercado serão fatores importantes para a consolidação do setor de armazenamento no País. Com o investimento na infraestrutura elétrica necessária, teremos uma economia mais sustentável, dinâmica e eletrificada”, afirma George Fernandes, CEO da UCB Power.

“A fase inicial nos permitirá estabelecer operações essenciais e otimizar os processos finais, assegurando qualidade e eficiência na produção. Assim, poderemos planejar o próximo e importante passo na ampliação de nossa capacidade produtiva com mais segurança e assertividade”, acrescenta Marcelo Rodrigues, vice-presidente de Negócios e Inovação da UCB Power.

Ainda de acordo com Rodrigues, a primeira etapa tem ainda o propósito de validar a evolução e a reação do mercado e a demanda pelos produtos da UCB Power. Ele ainda pontua que esse enfoque estratégico permitirá ajustar dinamicamente a produção conforme a resposta do mercado, mitigando riscos e garantindo que a operação esteja alinhada com as necessidades específicas dos clientes.

Geração de emprego e estímulo à pesquisa

A empresa estima que, com todo o investimento para ampliar sua atuação e atender a demanda crescente de soluções em armazenamento, devem ser criados, até a conclusão do projeto, aproximadamente 400 vagas de emprego.

Além da geração de empregos, a UCB Power também estimulará a pesquisa. Isso porque a companhia investirá em um Laboratório de Engenharia de Produtos com foco no pós-venda visando atender as demandas pelos equipamentos BESS, que terá ainda o papel de consolidar parcerias com universidades e centros de ensino e pesquisas locais.


Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Imagem de Ericka Araújo
Ericka Araújo
Head de jornalismo do Canal Solar. Apresentadora do Papo Solar. Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT e o Prêmio FEAC de Jornalismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal