Adição de fontes renováveis bate recorde pelo 22º ano consecutivo, diz IEA

Avanço das fontes limpas foi fundamental para sustentar a alta de 2,2% na demanda mundial por energia em 2024
Adição de fontes renováveis bate recorde pelo 22º ano consecutivo, diz IEA
Foto: Freepik

A adição de fontes renováveis bateu recorde pelo 22º ano consecutivo em 2024, com mais de 700 GW adicionados em todo o mundo, segundo o relatório publicado pela IEA (Agência Internacional de Energia) nesta segunda-feira (24).

No ano passado, as fontes limpas foram responsáveis ​​pela maior parte do crescimento no fornecimento global de energia (38%), seguidas por gás natural (28%), carvão (15%), petróleo (11%) e nuclear (8%).

Segundo a Agência, o avanço das renováveis foi fundamental para sustentar a alta de 2,2% na demanda mundial por energia em 2024 – que cresceu num ritmo acima da média da última década (1,3%).

Essa demanda foi liderada pelo setor elétrico, com o consumo global aumentando em quase 1.100 TWh, ou 4,3% em relação a 2023. Isso foi quase o dobro da média anual da última década.

De acordo com a IEA, o aumento da eletrificação no transporte, o crescimento de data centers, o uso intensivo de ar-condicionado em razão das temperaturas recordes e a retomada industrial ajudam a explicar esses números. 

Leia também:

Em paralelo, a demanda por petróleo teve crescimento modesto, de apenas 0,8% em 2024. “A participação do petróleo na demanda total por energia caiu abaixo de 30% pela primeira vez na série histórica, 50 anos depois de atingir pico em 46%”, informa a AIE.

O relatório destaca que a mudança tem relação com o crescimento de mais de 25% nas vendas de carros elétricos em escala global no último ano. “O que vemos é uma transformação em curso: as renováveis estão crescendo de forma consistente, e as emissões estão se desacoplando do crescimento econômico”, destacou o diretor-executivo da IEA, Fatih Birol.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Foto de Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.