Os MLPEs (Module-Level Power Electronics) são eletrônicos de potência avançados integrados aos sistemas de energia solar para otimizar o desempenho dos módulos, a produção de energia, a segurança do sistema e os recursos de monitoramento e operação.
Tal tecnologia oferece vantagens em termos de eficiência, confiabilidade, flexibilidade e recursos de monitoramento, concentrando-se em módulos fotovoltaicos individuais, em comparação com o controle em nível de matriz da eletrônica de potência tradicional.
Nesse contexto, a AdvanSol, como especialista em controle em nível de painel solar, em parceria com a DSolar, afirmou que está comprometida em aprimorar ao máximo a segurança e a eficiência de saída do sistema CC na usina solar.
Com anos de experiência na pesquisa de inovações para o mercado, as soluções da fabricante não só atendem aos mais rigorosos requisitos e testes de segurança, como o UL 1741, CSA C22.2 No.107.1 e CSA C22.2 No.330, mas também oferecem soluções de segurança no lado CC do sistema, desde o sistema residencial até aplicações de C&I.
Com base nos dados revelados, a companhia enfatizou que suas soluções de controle inteligente podem reduzir em média 30% do custo de operação, aumentar a geração de energia em 10% a 30% e melhorar a capacidade de instalação em mais de 30%.
Entre as principais categorias de produtos da AdvanSol, estão:
- Série R (rapid shutdown): solução de desligamento rápido garante a desconexão rápida em nível de módulo e reduz a tensão do módulo para 1 V em 30 segundos;
- Série MR (monitoramento e desligamento rápido): combina o desligamento rápido com o monitoramento e permite o controle detalhado do desempenho do módulo por meio de controle remoto na plataforma inteligente Acloud;
- Série MRO (otimizadores): integra três funções – desligamento rápido, monitoramento e otimização de energia. A plataforma Acloud, reconstrução digital 1:1 da usina de energia física, aponta com precisão os dados em tempo real de cada módulo.
Conformidade com a ABNT NBR 17193
A recente implementação da norma ABNT NBR 17193:2025 reforça a necessidade de soluções que garantam o desligamento seguro de sistemas fotovoltaicos. A empresa ressaltou que sua tecnologia já está preparada para atender a esses requisitos, oferecendo uma vantagem competitiva para distribuidores e integradores.
O setor de energia solar no Brasil está passando por uma transformação significativa com a implementação da norma ABNT NBR 17193, que estabelece novos requisitos de segurança para sistemas fotovoltaicos.
Essa mudança impacta diretamente o projeto do sistema, exigindo soluções avançadas para garantir a proteção de pessoas e equipamentos. Diante desse cenário, a AdvanSol frisou que entra no mercado brasileiro, trazendo tecnologia de ponta MLPE com foco em rapid shutdown e otimizadores de potência.
Parceria estratégica para o mercado brasileiro
A entrada da AdvanSol no Brasil é viabilizada por meio de uma parceria exclusiva com a DSolar, empresa responsável pela logística, vendas, marketing, pré-vendas, pós-vendas e gerenciamento de garantias.
Conforme a companhia, isso garante que os produtos estejam disponíveis com suporte técnico e comercial de alta qualidade, facilitando a adoção dessa tecnologia por distribuidores e EPCistas.
“Um dos principais destaques é a compatibilidade universal das soluções da AdvanSol. O sistema já foi validado com mais de 16 marcas de inversores, garantindo uma integração perfeita sem a necessidade de adaptações complexas”, relatou Fernando Domingos, Country Manager da DSolar no Brasil.
“Isso significa que os integradores podem instalar os dispositivos AdvanSol com qualquer módulo e qualquer inversor disponível no mercado, tornando a solução extremamente versátil”, finalizou.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.