O Aeroporto de Macaé (RJ), que é administrado pela Zurich Airport Brasil, inaugurou na tarde desta terça-feira (10) uma usina de energia solar fotovoltaica própria e passou a operar com 100% de energia limpa, tornando-se o primeiro aeroporto do país a alcançar esse marco.
Com investimento de R$ 2,94 milhões, o projeto conta com 1.440 painéis fotovoltaicos e potência instalada de 1 MW, volume suficiente para suprir integralmente a demanda energética do complexo aeroportuário.
A nova usina integra um ciclo recente de modernização da infraestrutura do aeroporto, que também recebeu cerca de R$ 220 milhões na construção de uma nova pista de pousos e decolagens, inaugurada em junho do ano passado.
A implantação do sistema fotovoltaico foi realizada pela WSO Solar, empresa que também executa outros projetos nos aeroportos administrados pela Zurich Airport Brasil. A concessionária já anunciou que, no segundo semestre, inaugurará outra usina de energia solar, desta vez no Aeroporto Internacional de Natal (RN).
Instalar energia solar em aeroportos: como fazer e quais os desafios?
A cerimônia de inauguração contou com a presença do CEO da Zurich Airport Brasil, Ricardo Gesse, do CEO da Zurich Airport Latin America, Johann Gigl, além de executivos globais do grupo vindos da Suíça. O prefeito de Macaé, Welberth Rezende, também participou do evento.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.