A nova instalação está sendo construída na cidade de Förderstedt, no estado da Saxônia-Anhalt, no centro-leste da Alemanha. Até o momento, este é o maior projeto de armazenamento de baterias no país.
Os primeiros passos para a instalação foram iniciados em julho deste ano, em uma iniciativa totalmente privada, financiada pelos investidores NIC e X-Elio, sem qualquer subsídio governamental. Ainda assim, a população local deve ser beneficiada com o empreendimento.
A empresa responsável pela instalação do sistema é a Eco Power Three GmbH, uma subsidiária da Eco Stor GmbH. Com o objetivo de contribuir para a segurança e a estabilidade do fornecimento da rede elétrica, o armazenamento será composto por uma potência de 300 megawatts e capacidade superior a 700 megawatt-hora.
A energia acumulada terá capacidade suficiente para suprir as necessidades de aproximadamente 500 mil residências por um período de duas horas.
A mesma empresa havia inaugurado, em junho deste ano, no estado de Schleswig-Holstein, aquele que era considerado até então o maior sistema de armazenamento de baterias do país, com potência de 100 megawatts.
“Nós enxergamos os sistemas de armazenamento de energia não apenas como instalações técnicas, mas como tecnologia essencial para a transição energética”, afirma Georg Gallmetzer, diretor-geral da Eco Stor.
“Nossos sistemas tornam a rede elétrica mais flexível, estável e sustentável. Eles são a peça que faltava para integrar completamente as energias renováveis e garantir a segurança do fornecimento de forma favorável à rede”.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.