[gtranslate]

ANEEL aciona bandeira vermelha patamar 1 após correção da ONS

Nesse patamar serão cobrados R$ 4,46 a cada 100 kWh consumidos
ANEEL aciona bandeira vermelha patamar 1 após correção da ONS
ANEEL reduz patamar da bandeira vermelha após correção de informações do PMO. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Divulgação

A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) informou o acionamento da bandeira vermelha patamar 1 para todos consumidores brasileiros. Retrocedendo na decisão divulgada no dia 30 de agosto, ocasião que foi informado que o mês de setembro teria bandeira tarifária vermelha patamar 2.

Segundo a Agência, a redução do patamar da bandeira vermelha ocorreu após a correção de informações do PMO (Programa Mensal de Operação) de responsabilidade do ONS (Operador Nacional do Sistema).

Diante dessa alteração, a ANEEL solicitou para a CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) avaliação das informações e recálculo dos dados, o que indicou o acionamento da bandeira vermelha patamar 1. Nesse patamar serão cobrados R$ 4,463 para cada 100 quilowatt-hora consumidos”, afirmou a ANEEL em comunicado oficial.

A diretoria da ANEEL também definiu que serão instaurados processos de fiscalização para auditar os procedimentos dos agentes envolvidos na definição da PMO e cálculo das bandeiras.

A Agência destacou que a mudança é válida a partir de 1° de setembro. Para as contas que já foram faturadas, a devolução será feita até o segundo ciclo posterior à constatação do ajuste, conforme disposto no artigo 323, parágrafo 3° da Resolução Normativa 1000 que trata dos direitos e deveres dos consumidores.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Picture of Ericka Araújo
Ericka Araújo
Head de jornalismo do Canal Solar. Apresentadora do Papo Solar. Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT e o Prêmio FEAC de Jornalismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal