Por unanimidade, a diretoria da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou proposta de abertura de consulta pública para aprimoramento do Leilão de Energia Nova A-5.
O certame é destinado para compra de energia elétrica proveniente de novos empreendimentos de geração. A coleta de informações e subsídios adicionais ocorrerá a partir desta quarta-feira (26) até o dia 12 de maio.
Anunciado pelo MME (Ministério de Minas e Energia) no final do ano passado, o Leilão de Energia Nova está previsto para ocorrer em 25 de julho – pouco mais de dois meses após o prazo para a conclusão da consulta pública. Recebido com grande expectativa pelos representantes do setor energético, o leilão registrou um recorde de projetos hidrelétricos.
Em fevereiro, o MME anunciou que foram cadastrados 225 projetos, entre Centrais Geradoras Hidrelétricas, Pequenas Centrais Hidrelétricas e Usinas Hidrelétricas de Energia. O total de capacidade instalada é de 2.884 MW.
Os números deste ano superaram aqueles apresentados no último Leilão A-5, de 2022. Na época, foram 90 projetos cadastrados e 1.516 MW de potência instalada.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.