ANEEL lança sistema que permite ao consumidor monitorar quedas de energia em tempo real

Projeto RADAR foi apresentado nesta sexta-feira (8) as distribuidoras, que têm até janeiro de 2026 para se adaptar
Canal Solar - ANEEL lança sistema que permite ao consumidor acompanhar quedas de energia em tempo real
Diretores da ANEEL reunidos com distribuidoras para explicar a nova ferramenta. Foto: ANEEL/Divulgação

A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) anunciou nesta sexta-feira (8) o lançamento do RADAR – um sistema que permitirá que qualquer cidadão monitore em tempo real as interrupções no fornecimento de energia elétrica em todo o Brasil.

A nova ferramenta foi apresentada em reunião com os presidentes das principais distribuidoras de energia do país, com a presença do Diretor-Geral da ANEEL, Sandoval Feitosa, da diretora Agnes da Costa e do diretor Daniel Danna.

A apresentação técnica do sistema foi conduzida por André Ruelli, superintendente de Mediação Administrativa e das Relações de Consumo da Agência, em conjunto com o coordenador do projeto, Daniel Ribeiro.

“O RADAR representa uma mudança de paradigma. É um compromisso com a transparência, com a informação clara, com o tempo de resposta e, acima de tudo, com o consumidor”, afirmou Feitosa.

Através do site da ANEEL ou do aplicativo ANEEL Consumidor, será possível visualizar o número de consumidores sem energia elétrica por região, com atualizações constantes. A adoção do sistema pelas distribuidoras deve ocorrer até janeiro de 2026, com a CPFL Santa Cruz atuando como piloto inicial do projeto.

O prazo foi fixado de modo a permitir que as distribuidoras adequem seus sistemas à transmissão automática, segura e com possibilidade de checagem das informações.

Entre as obrigações estabelecidas com a nova plataforma, está a exigência de que as distribuidoras informem a previsão de restabelecimento do serviço em até 15 minutos após o início de uma interrupção ao consumidor. O descumprimento dessa norma poderá ser fiscalizado pela Agência.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Foto de Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

<
<
Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.