A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) confirmou na última terça-feira (23) a realização do Leilão de Transmissão nº 4/2025, único do ano, com investimento previsto de R$ 5,53 bilhões. A aprovação do edital ocorreu após a análise do TCU (Tribunal de Contas da União), e o certame está marcado para 31 de outubro, na sede da B3, em São Paulo (SP).
Ao todo, serão licitados sete lotes de empreendimentos que envolvem a construção e manutenção de 1.081 km de linhas de transmissão e capacidade de transformação de 2.000 MW, além de sete compensações síncronas. As obras devem gerar cerca de 13 mil empregos diretos e indiretos, com prazos de execução que variam entre 42 e 60 meses.
O destaque financeiro do leilão é o Lote 4, que prevê aporte de R$ 1,25 bilhão para obras nos estados de Mato Grosso e Rondônia, ampliando a capacidade do subsistema Acre-Rondônia.
Já o Lote 3 retorna à disputa após ajustes no projeto, motivados pelas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em 2024. “A segurança operacional futura foi o foco das adaptações”, destacou a ANEEL.
Cinco lotes originalmente previstos no edital foram retirados por solicitação do MME (Ministério de Minas e Energia) e remanejados para o leilão de 2026. As alterações ocorrem após recomendação da ANEEL de caducidade dos contratos firmados anteriormente com a MEZ Energia, que descumpriu os prazos de implantação.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.