A diretoria da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou, por unanimidade, a manutenção do reajuste da potência contratada da Itaipu Binacional.
O montante em reais será equivalente a U$ 17,66 por kilowatt/mês (kW/mês). O valor será aplicável aos faturamentos realizados a partir de 1º de abril até 31 de dezembro deste ano.
Em dezembro de 2024, a ENBPar (Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional S.A.) informou um saldo negativo de R$ 332.613.953,90, para dezembro de 2024.
Na ocasião, havia sido aprovada uma prorrogação temporária da tarifa até o atual mês de março – que agora será válida até o final do ano.
A tarifa de repasse é paga pelas distribuidoras cotistas para aquisição da energia da hidrelétrica, que é comercializada pela ENBPar, que assumiu a operação após a privatização da Eletrobras.
A tarifa é formada pelo Custo Unitário do Serviço de Eletricidade (CUSE), o custo da energia cedida ao Brasil, o saldo da Conta de Itaipu e a parcela devida à retirada do fator de reajuste.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.