Dois anos depois, ANEEL nega pedido da Marlim Azul por atraso na usina de Macaé

Trata-se da primeira usina termoelétrica a utilizar gás natural extraído no Pré-Sal, que foi inaugurada em novembro de 2023.
Dois anos depois, ANEEL nega pedido da Marlim Azul por atraso na usina de Macaé
Térmica Marlim Azul, em Macaé. Foto: EDF/Divulgação

Quase dois anos depois, a diretoria da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) negou, por maioria, um pedido da Marlim Azul Energia de excludente de responsabilidade e de alteração do cronograma referente à implantação da Usina Termelétrica (UTE) em Macaé, no Rio de Janeiro. Trata-se da primeira usina termoelétrica a utilizar gás natural extraído no Pré-Sal, que foi inaugurada em novembro de 2023.

O processo em que a empresa solicitou a excludente de responsabilidade voltou à pauta após dois anos, já que havia sido iniciado em outubro de 2023. O diretor-geral Sandoval Feitosa apresentou um voto-vista, no qual foi negado o provimento ao pedido da empresa. Ele foi seguido por Agnes Aragão e Ricardo Tili.

A diretora Ludimila Silva não participou da votação já que o voto do ex-conselheiro Hélvio Guerra, que deixou a Agência em maio de 2024, já havia sido proferido no ano anterior.

O diretor Fernando Mosna, relator do processo, também havia votado naquela ocasião, no sentido de dar parcial provimento ao requerimento administrativo da Marlim Azul Energia. Ele reconhecia a mudança no cronograma da obra, mas o entendimento que prevaleceu foi pela rejeição ao pedido.

Localizada em Macaé, a UTE Marlin Azul tem capacidade de fornecer eletricidade para mais de dois milhões de domicílios. O empreendimento foi contratado no Leilão de Energia Nova A-6, realizado em 2017.

A construção foi financiada com recursos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) da ordem de R$ 2 bilhões. A obra gerou cerca de sete mil empregos diretos e indiretos.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Foto de Manoel Guimarães
Manoel Guimarães
Atuou como repórter, locutor de rádio e assessor de comunicação. Passagens por redações e pelos três Poderes da República. Acompanha o setor elétrico desde 2016.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.