A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou dois reajustes tarifários nesta semana que afetaram consumidores situados nas áreas de concessão da EDP Espírito Santo e da Equatorial Pará.
No caso da EDP-ES, que atende cerca de 1,77 milhão de unidades consumidoras em 70 municípios, foi realizada uma Revisão Tarifária Periódica, a primeira após renovação de sua concessão em julho de 2025.
Os novos valores passam a valer em 7 de agosto, com reajuste tarifário aprovado de 15,53 %, sendo: 14,28 % para residenciais; 14,72 % para baixa tensão geral e 17,85 % para alta tensão (indústria).
Já a Equatorial-PA teve seu Reajuste Médio Anual aprovado, com índice médio de 3,74 %, sendo 3,26 % para consumidores residenciais; 3,57 % para baixa tensão e 4,50 % para alta tensão, também com vigência a partir de 7 de agosto
Esses processos foram precedidos por audiências públicas e consultas direcionadas ao setor, com participação da sociedade e transparência regulatória.
Conforme informado pela ANEEL, os principais fatores que justificaram os reajustes incluem encargos setoriais, custos de distribuição, receitas não recuperáveis e aspectos financeiros vinculados ao ciclo tarifário anterior.
Você sabe qual é a diferença entre reajuste tarifário e revisão tarifária? Clique aqui e saiba mais.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.