ANEEL revoga outorga de 15 usinas solares por inexecução das obras

Usinas somavam 657 MW de potência, mas estavam com obras paradas há mais de três anos
ANEEL revoga outorga de 15 usinas solares por inexecução das obras
Foto: Freepik

A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) revogou as outorgas das 15 usinas solares fotovoltaicas Altitude 1 a 15, no Piauí – que totalizavam 657 MW de capacidade instalada.

A decisão ocorreu após fiscalização da área técnica da agência constatar que os empreendimentos estavam com as obras paralisadas há mais de três anos.

Segundo a ANEEL, as usinas solares deveriam ter entrado em operação comercial até 31 de janeiro de 2023, conforme estabelecido nos atos de outorga. 

No entanto, apresentavam apenas 0,01% de integralização, o que, segundo a Agência, evidenciou a estagnação das obras e a inviabilidade dos projetos.

Em nota, a autarquia informou que termos de intimação foram lavrados em 2024, mas os responsáveis pelas usinas não se manifestaram dentro do prazo.

“Como não houve manifestação e como não foram encontrados fatos que eximissem os agentes da responsabilidade pela inexecução das UFV Altitude 1 a 15, as outorgas foram revogadas”, destacou, em nota, a ANEEL.

A agência também pontuou que a inexecução desses empreendimentos cria no mercado uma expectativa de entrega de energia que não será cumprida, o que poderia comprometer a segurança operativa do sistema elétrico e causar impactos negativos ao consumidor e à sociedade.

A ANEEL reforçou ainda que seu papel é incentivar a entrada em operação comercial dos empreendimentos nos prazos estabelecidos, atuando com perspectiva preventiva e educativa. 

No entanto, salientou que quando há risco elevado de descumprimento dos cronogramas, cabe à ela aplicar as penalidades previstas, incluindo, em casos de inviabilidade comprovada, a revogação da outorga, sempre respeitando os princípios do contraditório e da ampla defesa.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Foto de Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

<
<
Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.