A produtora de aço ArcelorMittal e a desenvolvedora Atlas Renewable Energy finalizaram, com três meses de antecedência, a construção de uma usina de solar com 315 MW de potência instalada, em Paracatu (MG). O empreendimento integra o Parque Solar Luiz Santos.
Ao todo, a planta conta com capacidade de entrega de 74 MW médios por ano, volume capaz de atender aproximadamente 340 mil residências típicas brasileiras. O investimento é de R$ 895 milhões, e a usina passa a ser integralmente controlada pela ArcelorMittal a partir deste mês.
O acordo previa a criação de uma joint venture durante a fase de implantação, com posterior aquisição integral da participação pela siderúrgica após o início da operação comercial. No total, foram instalados 516 mil módulos bifaciais combinados a trackers.
O projeto é também o primeiro da Atlas a utilizar um sistema de cabeamento pré-montado, tecnologia que substitui a instalação manual de cabos individuais e, segundo a empresa, acelera a construção, aumenta a confiabilidade das conexões e reforça a segurança.
O projeto inclui ainda uma linha de transmissão de 65 km, em 500 kV, conectada ao SIN (Sistema Interligado Nacional), além de uma subestação elevadora e ponto de conexão na Subestação Paracatu 4. Segundo a companhia, o objetivo do investimento é avançar na autossuficiência energética.
“Todo o volume de energia gerado pela planta será destinado às nossas operações. Trata-se de mais um movimento importante que vai diversificar a nossa matriz energética, reduzir custos operacionais e ampliar a competitividade”, afirmou Everton Negresiolo, CEO da unidade de aços longos da ArcelorMittal na América Latina.
O Parque Solar Luiz Santos integra o plano de investimentos de R$ 5,8 bilhões da ArcelorMittal em geração renovável, que contempla ainda um parque híbrido (eólico e solar) na Bahia.
A meta da companhia é alcançar 100% de energia elétrica proveniente de fontes renováveis até 2030. No ano passado, a empresa encerrou o ano com 61% de autogeração e 39% de compra de energia de fornecedores com matriz limpa.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.