A Arena MRV, em Belo Horizonte (MG), recebeu neste domingo (17) o Selo Procel Edificação Construída, tornando-se o primeiro estádio brasileiro a alcançar essa certificação de excelência em eficiência energética. A placa foi entregue pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
O Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica), é coordenado pelo MME (Ministério de Minas e Energia) e gerenciado pela ENBPar (Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional), vinculada à Pasta.
O Selo Procel Edificações é outorgado tanto na etapa de projeto, válido até a finalização da obra, quanto na etapa da edificação construída. Inaugurado em abril de 2023, o estádio do Clube Atlético Mineiro recebeu a nota máxima na Etiqueta de PBE Edifica (Eficiência Energética do Programa Brasileiro de Etiquetagem).
“Essa conquista mostra que eficiência energética não é apenas uma meta para edifícios comerciais e residenciais, mas também para grandes empreendimentos esportivos, que podem liderar pelo exemplo e inspirar mudanças em todo o país,” complementou o diretor de Gestão de Programas de Governo da ENBPar, Miguel Marques.
Selo Procel
Criado em 2014, o Selo Procel Edificações identifica empreendimentos com melhor desempenho energético, estimulando o mercado a adotar soluções construtivas e tecnológicas mais eficientes. Desde então, já foram concedidos 302 Selos Procel.
Além de possuir um contrato de fornecimento de energia limpa e renovável por meio do Mercado Livre de Energia, outras iniciativas que garantiram a certificação da Arena MRV foram:
- Iluminação 100% LED, reduzindo o consumo elétrico;
- Isolamento térmico na cobertura de cabines de TV, camarotes, enfermarias e outros espaços de serviço, diminuindo a absorção de calor e o uso de ar-condicionado;
- Equipamentos de climatização de alta eficiência com isolamento de dutos e tubulações;
- Dispositivos hidráulicos eficientes e captação de água da chuva, com reaproveitamento para sanitários e irrigação do campo, economizando mais de 50% no consumo anual de água.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.