[gtranslate]

Astronergy fornece módulos para construção de complexo de 250 MWp

Projeto, localizado no Ceará, terá mais de 390 mil painéis solares instalados
Astronergy fornece módulos para construção de complexo de 250 MWp
Módulo ASTRO N5 quem será usado no Complexo Arapuá. Foto: Astronergy/Divulgação

A Astronergy anunciou que será a responsável pelo fornecimento dos módulos para o mais novo empreendimento da Kroma Energia no estado do Ceará: o Complexo Arapuá – que terá capacidade instalada de 250 MWp e uma geração anual de cerca de 537 GWh, energia suficiente para abastecer mais de 290 mil residências.

O empreendimento, que tem previsão de iniciar sua operação comercial no primeiro trimestre de 2026, contará com os painéis ASTRO N5. Ao todo, serão 391.680 módulos de 635 W e 640 W.

A WEG fará o serviço de EPC (Engineering, Procurement and Construction), incluindo: módulos fotovoltaicos, trackers, inversores, subestação de energia, bay de conexão com a concessionária local, engenharia e montagem eletromecânica completa.

Leia também

“Temos avançado em projetos de geração centralizada, e com esse contrato estimamos atingir ao menos 1 GW de fornecimento para projetos durante 2024. É gratificante ver o reconhecimento e confiança dos nossos parceiros em nossa companhia”, destacou Eduardo Gama, Country Manager da Astronergy.

Já para Rodrigo Mello, CEO da Kroma Energia, a parceria com a Astroenergy representa um marco importante para o desenvolvimento do Complexo Arapuá, que contará com mais de 390 mil módulos de alta eficiência. 

“Esse projeto reforça nosso compromisso com a transição energética e a geração de energia limpa em larga escala, alinhada às demandas globais por sustentabilidade. A qualidade dos equipamentos fornecidos pela Astroenergy nos garante segurança e performance, contribuindo para o sucesso da operação e para o crescimento contínuo da Kroma Energia no setor”, concluiu.

Sobre a Astronergy

Parte do importante Grupo CHINT, a Astronergy foi uma das primeiras empresas privadas da China a operar no setor de energia solar, tendo sido a desenvolvedora do primeiro padrão de módulos em Zhejiang. 

Listada como fabricante Tier 1 pela BloombergNEF, a companhia enfatizou que possui fábricas em diversas cidades da China – como Jiuquan e Haining – além da primeira fábrica zero-carbono da indústria fotovoltaica, localizada em Yancheng, e de uma na Tailândia.

Sobre a Kroma Energia

A Kroma Energia é uma empresa pernambucana, fundada em 2008, que atua no desenvolvimento de projetos de geração e na compra e venda de energia no ACL (Ambiente de Contratação Livre), sendo um agente da CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) e integrante da Abracel (Associação Brasileira dos Agentes Comercializadores de Energia Elétrica). 

Em 2023, negociou aproximadamente cerca de 1,8 GWmed, assim como atingiu o marco total de 800 consumidores em sua carteira de comercialização, contando, ainda, com o seu braço de gestão de clientes. Em termos de geração, a Kroma soma 4,6 GW em projetos de energia renovável, entre potência já instalada e projetos ainda em fase de desenvolvimento.

Não perca nenhuma novidade do setor elétrico! Cadastre-se e tenha acesso exclusivo ao nosso conteúdo!

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Picture of Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal