30 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,5GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,8GW

Atlas e Hydro REIN dão início à operação de complexo de 438 MW

Parque irá fornecer energia limpa para a Albras, representando cerca de 12% da demanda total de energia

Autor: 5 de abril de 2024Brasil
3 minutos de leitura
Atlas e Hydro REIN dão início à operação de complexo de 438 MW

Construção do complexo fotovoltaico Boa Sorte envolveu cerca de 2.900 trabalhadores. Imagem: Atlas Renewable Energy/Divulgação

A Atlas Renewable Energy, a Hydro REIN e a Albras anunciaram o início da operação do complexo solar Boa Sorte, localizado em Paracatu (MG). O parque possui 438 MW de capacidade instalada e irá gerar um total de 920 GWh por ano.

O empreendimento, composto por vários projetos, vai fornecer energia limpa para a Albras, maior produtora de alumínio primário do Brasil, representando cerca de 12% da demanda total de energia da companhia, em um contrato de 20 anos, no período de 2025 a 2044.

“Boa Sorte é emblemático por ter sido nosso primeiro PPA (Power Purchase Agreement) de geração de energia limpa para a Albras, que repetiu a parceria em Vista Alegre, ainda em construção. Com este projeto, quebramos importantes barreiras no setor, como o primeiro empréstimo indexado em dólares pelo BNDES para projetos renováveis”, explicou Fábio Bortoluzo, diretor da Atlas no Brasil.

Instalado em área equivalente a 1.152 estádios do Maracanã, a construção do complexo Boa Sorte demandou 16.584 toneladas de estruturas metálicas. Para otimizar a gestão do parque, foram adotadas tecnologias que permitiram o gerenciamento integrado em tempo real e a tomada de decisões baseadas em dados pela equipe de produção.

“Este é um importante marco para os projetos da Hydro REIN no Brasil, considerado um mercado estratégico para a empresa. É mais um passo para atingir nossa missão de desenvolver soluções renováveis para a indústria”, disse Marcela Jacob, head da Hydro Rein no Brasil.

“Este ano, também iniciamos as operações comerciais no complexo solar de Mendubim e, até o fim de 2024, vamos começar a operar o complexo eólico Vento de São Zacarias. O Brasil é um dos mercados mais empolgantes para energias renováveis do mundo e estamos atentos às oportunidades de crescimento do setor”, ressaltou.

Segundo João Batista Menezes, CEO da Albras, com os investimentos em fontes de energia renováveis, a companhia consolida a estratégia de suprimento de energia de longo prazo, bem como diversifica a matriz energética.

Além de Boa Sorte, a empresa fechou contrato com a Atlas Renewable Energy para fornecimento de energia solar, por meio do complexo fotovoltaico Vista Alegre, o maior PPA já assinado na América Latina. Vista Alegre vai garantir à Albras fornecimento de energia sustentável por 21 anos.


Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

 

Yvana Leitão

Yvana Leitão

Produtora do Podcast Papo Solar. Possui experiências em matérias jornalistas para revista e para site, e entrevistas. Graduanda em jornalismo pela Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação de Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.