Auren fecha contrato de autoprodução com Minasligas

Parceria prevê fornecimento de energia solar por 15 anos a partir do parque Sol de Jaíba, no Norte de Minas Gerais
Auren fecha contrato de autoprodução com Minasligas
Foto: Auren

A Auren Energia firmou um contrato de autoprodução de energia solar com a Minasligas, companhia especializada na produção de ferroligas e silício metálico. O acordo, com vigência até 2040, prevê o fornecimento de energia solar à planta industrial da Minasligas, localizada em Pirapora (MG).

Em 2025, o volume contratado será de 22 MWmed, passando para 33 MWmed a partir de 2026, patamar que será mantido até o final do contrato.

A energia será proveniente do parque fotovoltaico Sol de Jaíba, empreendimento da Auren situado no Norte de Minas Gerais. O contrato será operacionalizado no modelo de APE (Autoprodução por Equiparação), no qual o consumidor passa a integrar a estrutura societária do gerador, beneficiando-se de encargos reduzidos e maior previsibilidade de custos.

O acordo também contempla a emissão de I-RECs (Certificados Internacionais de Energia Renovável), ferramenta usada para comprovar a origem sustentável da energia e atender às metas ESG das empresas.

Com 629 MWac de capacidade instalada, o Sol de Jaíba entrou em operação comercial em setembro de 2024, após um investimento de R$ 2,1 bilhões. Segundo a Auren, o complexo foi estruturado desde o início para atender contratos no modelo de autoprodução, focado em grandes consumidores do setor industrial.

“A Auren Energia tem um histórico de contratos de autoprodução em diversos outros ativos da companhia e, agora, avançamos com parcerias promissoras para o empreendimento Sol de Jaíba. Hoje, apenas 15% da energia produzida pelo parque está disponível para novas parcerias,” afirma Eduardo Diniz, diretor de comercialização da Auren.

“A expansão das contratações reflete o interesse das empresas nacionais em investirem em melhores práticas de mercado em longo prazo. Na perspectiva de negócios, observamos que este é um regime que agrega valor ao portfólio das marcas, gera solidez e otimiza investimentos. Ou seja, é uma iniciativa que impacta toda a estrutura comercial e está integrada ao fomento das políticas ESG”, conclui.

Com cerca de 90% de sua matriz energética atual baseada em fontes renováveis — hidráulica, eólica e solar —, a Minasligas vê no contrato com a Auren uma oportunidade de consolidar sua estratégia de descarbonização e eficiência operacional.

“A gestão energética é um pilar central da nossa estratégia, por isto buscamos constantemente oportunidades de investimento, inovações e modelos de contratação de energia para gerar valor ao negócio. Isso reflete nosso compromisso com a sustentabilidade e nosso papel essencial na busca de soluções para longevidade da nossa empresa”, destaca o diretor-presidente da Minasligas, Henrique Simões Zica.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Foto de Ericka Araújo
Ericka Araújo
Líder de Comunicação do Canal Solar. Host do Papo Solar. Desde 2020, acompanha o mercado de energias renováveis. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT e o Prêmio FEAC de Jornalismo.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.