Balões: municípios paulistas registra um incidente a cada quatro dias na rede em 2025

Com 35 casos registrados até maio, prática tem causado interrupções frequentes em municípios atendidos pela Enel-SP
Balões: municípios paulistas registra um incidente a cada quatro dias na rede em 2025
Foto: Freepik

A cada quatro dias, em média, um balão tem interferido na rede elétrica na área de concessão da Enel-SP em 2025. Os dados, que já somam 35 ocorrências somente entre janeiro e maio, acendem um alerta não apenas para os riscos à segurança da população, mas também para os impactos diretos no fornecimento de energia.

Ao todo, mais de 8 mil unidades consumidoras foram prejudicadas pela soltura dos balões – um número maior do que os registrados em anos anteriores. No mesmo período de 2023 e 2024, foram pouco mais de 7,2 mil e de 6,2 mil clientes afetados, respectivamente.

O mês de maio de 2025 ilustra a gravidade da situação. Foram 10 incidentes causados por balões, que deixaram 5,755 unidades consumidoras sem energia elétrica.

Dados de janeiro a maio de 2025

Meses Quantidade de ocorrências Quantidade de clientes afetados
Janeiro 3 94
Fevereiro 7 511
Março 11 1415
Abril 4 299
Maio 10 5755
Total 35 8074

O crescimento demonstra não só o aumento da prática, mas também a sua capacidade de provocar danos em larga escala à infraestrutura elétrica. Embora muitas vezes vistos como parte de manifestações culturais, os balões são extremamente perigosos.

Quando entram em contato com a rede elétrica – especialmente cabos de alta e média tensão – podem provocar curtos-circuitos, explosões, incêndios e rompimento de fios, o que representa risco direto à vida e à segurança de moradores e técnicos que atuam nas áreas atingidas.

Sistema híbrido mantém residência operando durante apagões e se torna referência entre vizinhos

 

Recomendações da Enel

De acordo com os dados levantados pela distribuidora, o impacto de balões na rede elétrica tem crescido ano após ano. A Enel orienta que nunca se tente retirar um balão preso à rede elétrica. A recomendação é entrar imediatamente em contato com a empresa por meio dos seguintes canais:

  • Aplicativo Enel São Paulo (iOS e Android)
  • Agência Virtual
  • Central de Atendimento: 0800 72 72 196

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Caique Amorim
Estudante de jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Tenho experiência na produção de matérias jornalísticas.

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