O Banco Banrisul oficializou a compra de duas usinas solares como parte de sua estratégia para ampliar o uso de fontes renováveis em seu portfólio energético.
A primeira planta, localizada em São Lourenço do Sul (RS), está em fase de transferência de titularidade e será conectada à rede da CEEE Equatorial. Já a segunda, em construção no município de Taquara (RS), tem conclusão prevista para o primeiro semestre de 2026 e será ligada à rede da RGE.
Com as duas usinas, 411 unidades consumidoras da instituição passarão a operar com energia solar por meio do ACL (Ambiente de Contratação Livre). A primeira etapa, com início em agosto de 2025, abastecerá 109 pontos de consumo. Em 2026, outros 302 serão integrados ao projeto.
Ao final da implementação, 505 unidades do Banrisul utilizarão energia limpa — o equivalente a 78% do consumo total do banco. A iniciativa fortalece o compromisso ambiental do Banrisul, iniciado em 2013, quando a instituição tornou-se signatária do Pacto Global da ONU.
Em 2021, a empresa também aderiu ao Programa Brasileiro GHG Protocol e ao Carbon Disclosure Project (CDP), além de seguir as diretrizes de autorregulação da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) para gestão de riscos sociais, ambientais e climáticos.
Desde 2022, o banco já havia migrado 94 unidades para o Mercado Livre de Energia, voltado ao consumo de média tensão. Segundo o presidente do Banrisul, Fernando Lemos, entre outubro de 2022 e abril de 2025, a medida gerou uma economia de R$ 3,6 milhões.
Com a implantação das novas usinas, a projeção de economia supera R$ 70 milhões nos próximos 15 anos. “Esse resultado comprova que, com uma gestão inteligente do consumo energético, é possível unir eficiência econômica à preservação ambiental, contribuindo para um banco mais sustentável e alinhado à economia de baixo carbono”, disse ele.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.