• qui, 30 outubro, 2025
Facebook X-twitter Instagram Youtube Linkedin Spotify
  • GC Solar: 17,95 GW
  • GD Solar: 41,3 GW
  • Módulos TOPCon: US$ 0,088/W
  • Células P-Type: US$ 0,034/W
  • Células N-Type: US$ 0,032/W
  • Módulos HJT: US$ 0,10/W
  • N-Type Wafer: US$ 0,128 /pç
  • Polissilício: US$ 19,00 /kg
  • GC Solar: 17,95 GW
  • GD Solar: 41,3 GW
  • Módulos TOPCon: US$ 0,088/W
  • Células P-Type: US$ 0,034/W
  • Células N-Type: US$ 0,032/W
  • Módulos HJT: US$ 0,10/W
  • N-Type Wafer: US$ 0,128 /pç
  • Polissilício: US$ 19,00 /kg
  • Anuncie aqui
  • Sobre nós
  • Expediente
logo site canal solar
  • Notícias
    • Armazenamento de energia
    • Mercado e Preços
    • Investimentos & Negócios
    • Política e Regulação
  • Artigos
    • Baterias
    • Estruturas fotovoltaicas
    • Inversores fotovoltaicos
    • Opinião
  • Blog
  • Empresas de energia solar
  • Integradores
  • Revista
    • Revista Canal Solar
    • Revista Conecta
  • Eventos
  • Vídeos
  • Veículos Elétricos
  • Consultoria
  • Cursos
  • Notícias
    • Armazenamento de energia
    • Mercado e Preços
    • Investimentos & Negócios
    • Política e Regulação
  • Artigos
    • Baterias
    • Estruturas fotovoltaicas
    • Inversores fotovoltaicos
    • Opinião
  • Blog
  • Empresas de energia solar
  • Integradores
  • Revista
    • Revista Canal Solar
    • Revista Conecta
  • Eventos
  • Vídeos
  • Veículos Elétricos
  • Consultoria
  • Cursos
  • Notícias
    • Brasil
    • Mundo
    • Tecnologia e Inovação
  • Artigos
    • Técnicos
    • Opinião
  • Blog
  • Empresas de energia solar
  • Integradores
  • Revista
    • Revista Conecta
  • Eventos
  • Vídeos
  • Quem Somos
  • Anuncie Aqui
  • CS Consultoria
  • Canal VE
  • Cursos
  • Notícias
    • Brasil
    • Mundo
    • Tecnologia e Inovação
  • Artigos
    • Técnicos
    • Opinião
  • Blog
  • Empresas de energia solar
  • Integradores
  • Revista
    • Revista Conecta
  • Eventos
  • Vídeos
  • Quem Somos
  • Anuncie Aqui
  • CS Consultoria
  • Canal VE
  • Cursos
logo site canal solar
Início / Notícias / Barco hotel no AM inova e opera com 24 kWp de energia solar e baterias

Barco hotel no AM inova e opera com 24 kWp de energia solar e baterias

A embarcação teve a troca do conjunto de bateria de chumbo ácido por baterias de lítio
Acompanhe pelo Whatsapp
  • Foto de Ericka Araújo Ericka Araújo
  • 20 de novembro de 2020, às 10:32
5 min 21 seg de leitura

Após reduzir 46% o consumo de diesel com a instalação de um sistema fotovoltaico, o barco hotel Untamed Amazon deve zerar o consumo de combustível fóssil e utilizar somente a energia do Sol para abastecer a sua rede elétrica. As medidas que serão adotadas farão com que o payback seja de cinco anos.

Segundo a Junglers Marié Agência de Viagens, empresa do grupo Untamed Angling do Brasil e proprietária do barco, isso será possível por meio da troca dos 94 painéis solares de 260 Wp, que geram entre 85 e 104 kWh/dia, por módulos bifaciais de maior capacidade. Com isso, é estimado que o sistema triplique sua geração de energia.

De acordo com a empresa, em 2015, no primeiro ano de operação da embarcação, quando ainda não tinha o sistema fotovoltaico instalado e os equipamentos elétricos eram abastecidos por um gerador a diesel, foram consumidos mais de 28 mil litros de diesel para abastecer a sua rede elétrica.

Já em 2016, após a instalação do kit fotovoltaico, projetado para integrar a geração solar com a geração diesel, o consumo caiu para aproximadamente 15 mil litros no ano. De acordo com Antonio Salles, Sócio da Junglers, o objetivo de ter a rede abastecida somente pela fonte fotovoltaica faz parte do compromisso da empresa com as comunidades indígenas.

“O principal compromisso nosso é preservar a floresta e os rios, ambientes dos indígenas que permitiram nossa presença lá. Assim, com a energia solar evitamos o uso do óleo diesel para acionar o gerador elétrico. Sem deixar resíduo de diesel na água e no ar”, destacou Salles.

Troca de baterias

Há duas semanas, a embarcação teve a troca do conjunto de bateria de chumbo ácido, que entrou em colapso no ano passado devido ao ambiente úmido e quente da região, por baterias de lítio. A troca foi realizada pela empresa ION Energia.

As baterias utilizadas, modelo B-Box 13,8 kW, são fabricadas pela BYD e são compatíveis com o sistema de inversores e demais componentes do sistema instalado. Ao total, são cinco módulos de 13,8 kWh e tensão nominal de 51,2 Vcc e faixa de operação entre 40 Vcc e 56,5 Vcc.

“As baterias possuem um sistema muito eficiente de gerenciamento conhecido como BMS (Battery Management System), que é responsável por gerenciar cada módulo de bateria a nível celular quanto a sua temperatura de operação, corrente, e outros parâmetros fundamentais para o perfeito funcionamento do sistema”, explica Marcelo Taborda, gerente comercial da BYD Energy do Brasil.

Com a troca das baterias, também foi preciso trocar o sistema de carregadores controladores para um conjunto de cinco unidades da Victron MPPT 150/85 e uma unidade Victron MPPT 150/35. Os inversores/carregadores, sendo três unidades Victron modelo Quattro de 10kVA continuam originais.

“Nos apaixonamos pelo projeto e fizemos uma parceria com o proprietário Antônio para a manutenção e monitoramento do sistema. Fizemos uma renovação do sistema, colocando exclusivamente equipamentos Victron, consertamos os inversores que estavam sem funcionar e automatizamos o sistema, fizemos o upgrade para baterias de lítio, que melhorou a performance do barco”, conta Paulo Baraldi, diretor da ION Energia, empresa representante da Victron desde 2015 no Brasil.

Baraldi também afirma que foi instalado um controlador que possibilita o monitoramento remoto do funcionamento do sistema, já que o equipamento tem entrada para internet do tipo 3G. Desta forma, mesmo navegando, o barco está conectado e com monitoramento.

“O projeto ficou automatizado com maior autonomia, onde você janelas de funcionamento do sistema. Por exemplo, quando os hóspedes estão dormindo os sistema a combustão não funciona, só o sistema a bateria”, explica Baraldi.

“O Engenheiro Gustavo Rocha, responsável pelo projeto, monitora o barco remotamente e com isso conseguimos identificar erros. Então, de Votorantin, onde fica a empresa, nós monitoramos o sistema para verificar se está funcionando adequadamente e caso tenha erros, conseguimos mudar as janelas de programação. Tudo isso remotamente”, acrescenta.

Mas o principal benefício pode ser avaliado pela redução de emissão de 50 toneladas de dióxido de carbono (CO₂) por ano o que equivale ao plantio de uma árvore por dia para sua neutralização. Além de um sistema fotovoltaico, a embarcação conta com sistemas modernos de filtragem de água, tratamento de esgoto e resíduos.

Turismo e sustentabilidade

O barco hotel Untamed Amazon foi construído em 2015 no estaleiro Juruá de Manaus (AM), com financiamento do BASA (Banco da Amazônia), para atender às necessidades de operação do Projeto de Pesca Esportiva no Rio Marié, afluente do Rio Negro na região de São Gabriel da Cacheira no extremo oeste do estado do Amazonas, em parceria com a ACIBRN (Associação das Comunidades Indígenas do Baixo Rio Negro).

A embarcação de 28 metros de comprimento por 7,80 metros de largura e 6 metros de altura acima da linha d’água, possui oito suítes e abriga até 16 hóspedes.

Todas as suas instalações possuem sistema de ar condicionado central alimentados por dois geradores de água fria com capacidade de 15,0 TR cada, enquanto a casa de máquinas, lavanderia e sala da estação de tratamento de água têm sistemas de ventilação e exaustão forçada produzindo 60 trocas de ar por hora.

Já o sistema de tratamento de água capta água bruta do rio e abastece todos os pontos de consumo com água potável e transparente. O sistema é composto de várias etapas, passa por três diferentes processos de filtragem e por três processos complementares de purificação e desinfecção. A capacidade total de tratamento é de 450 a 500 litros por hora.

Projeto de Pesca Esportiva no Rio Marié

O Projeto do Rio Marié contou com a participação do Ibama, do Instituto Socioambiental, Funai e de representantes de 15 comunidades indígenas. Foram comprados barcos e construídos três postos de vigilância, onde os indígenas ganham um salário mínimo para cuidar do rio Marié, além de servirem como guias nos barcos de pesca.

“Fazemos dos indígenas nossos sócios em todos os projetos. Eles tomam as decisões conosco igualitariamente. E 50% do lucro de cada projeto é deles. E um comitê indígena decide como distribuir e aplicar esses recursos”, conta Salles.

energia solar hotel barco Untamed Amazon
Foto de Ericka Araújo
Ericka Araújo
Líder de Comunicação do Canal Solar. Host do Papo Solar. Desde 2020, acompanha o mercado de energias renováveis. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT e o Prêmio FEAC de Jornalismo.
AnteriorAnterior
PróximoPróximo

Uma resposta

  1. Pedro Santos Carvalho disse:
    14 de julho de 2021 às 16:13

    Excelente reportagem, meus parabéns pelas informações prestadas. Como eu faço pta falar com o engenheiro Gustavo Rocha sobre esse projeto , pois estamos querendo projetar um barco movido por energia elétrica vindo da energia solar nacares da ilha de Marajó? Meu e-mail: pepehssilboat@gmail.com

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Comissão Mista aprova relatório da MP 1.304 por 22 votos a 2

Comissão Mista aprova relatório da MP 1.304 por 22 votos a 2

Cortes em renováveis revelam falhas no planejamento energético, diz Braga

Cortes em renováveis revelam falhas no planejamento energético, diz Braga

Mais Notícias

Ver Mais
Unifique Energia consolida a entrada do grupo no mercado de energia
  • 24 de outubro, 2025
Foto de Caique Amorim
Caique Amorim

Unifique Energia consolida a entrada do grupo no mercado de energia

Após forte expansão, crescimento do mercado livre perde fôlego em 2025
  • 22 de outubro, 2025
Foto de Wagner Freire
Wagner Freire

Após forte expansão, crescimento do mercado livre perde fôlego em 2025

EDP e McDonald’s ampliam parceria solar para atendimento de pontos de venda
  • 22 de outubro, 2025
Foto de Antonio Carlos Sil
Antonio Carlos Sil

EDP e McDonald’s ampliam parceria solar para atendimento de pontos de venda

É um canal de notícias e informações sobre o setor de energia solar fotovoltaica. O conteúdo do canal é protegido pela lei de direitos autorais. É proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio.

Facebook X-twitter Instagram Youtube Linkedin Spotify

Mapa do Site

Categorias

  • Notícias
  • Artigos
  • Entrevistas
  • Guia do Consumidor
  • Colunistas
  • Projetos
  • Brasil
  • Mundo
  • Artigos Técnicos
  • Artigos de Opinião
  • Artigos do Fabricante
  • Setor Elétrico
  • Licitações
  • Produtos

Canais

  • Sobre Nós
  • Contato
  • Trabalhe conosco
  • Privacidade
  • Expediente
  • Anuncie aqui

Associação e certificações

Copyright © 2025 Canal Solar, todos os direitos reservados. CNPJ: 29.768.006/0001-95 Endereço: Edificio José Maurício – Av. Mackenzie, 1835 – Andar 3, – Vila Brandina, Campinas – SP, 13092-523

Nós usamos cookies para tornar sua experiência neste site melhor Saiba mais sobre os cookies que utilizamos ou desligue nas suas .

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Canal Solar
Powered by  GDPR Cookie Compliance
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Cookies estritamente necessários

Strictly Necessary Cookie should be enabled at all times so that we can save your preferences for cookie settings.

Cookies para terceiros

This website uses Google Analytics to collect anonymous information such as the number of visitors to the site, and the most popular pages.

Keeping this cookie enabled helps us to improve our website.