Com a chegada de novas empresas de data centers ao Brasil, fabricantes e desenvolvedores de tecnologias de armazenamento de energia têm intensificado seus esforços para atender à crescente demanda por segurança, autonomia e sustentabilidade nas operações.
O movimento tem estimulado o avanço de novas soluções em baterias voltadas a grandes bancos de dados e infraestrutura crítica. Somente no primeiro semestre de 2025, o MME (Ministério de Minas e Energia) registrou mais de 50 pedidos de acesso à rede do SIN (Sistema Interligado Nacional), um salto de 330% em apenas um ano.
Caso todos esses projetos recebam parecer favorável do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), a demanda acumulada pode ultrapassar 13 GW até 2035, com expectativa de que os data centers sejam abastecidos majoritariamente por fontes renováveis.
Na semana passada, São Paulo (SP) sediou o DCD Connect 2025, um dos maiores eventos do setor no país, reunindo centenas de empresas e especialistas em infraestrutura digital e energia.
O Canal Solar destaca as tecnologias apresentadas pela Powersafe, que exibiu seu portfólio completo de baterias de chumbo puro, voltadas para aplicações críticas como grandes bancos de dados e sistemas de IA (Inteligência Artificial).
A companhia ressaltou que pretende ampliar sua presença no segmento nos próximos anos com soluções de alta performance e longa vida útil, capazes de reduzir custos operacionais em até 50% em comparação aos modelos convencionais.
Recentemente, a Powersafe foi responsável pelo fornecimento, instalação e comissionamento de mais de quatro mil baterias Getpower, de chumbo puro e alta tecnologia, em um grande data center brasileiro.
Segundo a empresa, o projeto resultou em mais de 50% de ganho de performance e redução de 75% no investimento em relação à tecnologia anterior.
A empresa também apresentou no evento novos sistemas de no-breaks voltados a mercados críticos e eletrointensivos, como data centers, indústrias e grandes comércios; além de serviços de outsourcing técnico, manutenção preventiva, assistência e retrofit de sistemas elétricos.
“A presença no DCD Connect 2025 reflete nossa atuação como aliada estratégica da transformação digital, missão crítica e transição energética. A energia elétrica competitiva é o coração da infraestrutura digital, e nosso propósito é garantir que ela seja segura, eficiente e sustentável”, afirmou Leandro Alvares, diretor de Operações da Powersafe.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.