• qua, 22 outubro, 2025
Facebook X-twitter Instagram Youtube Linkedin Spotify
  • GC Solar: 17,95 GW
  • GD Solar: 41,3 GW
  • Módulos TOPCon: US$ 0,088/W
  • Células P-Type: US$ 0,034/W
  • Células N-Type: US$ 0,032/W
  • Módulos HJT: US$ 0,10/W
  • N-Type Wafer: US$ 0,128 /pç
  • Polissilício: US$ 19,00 /kg
  • GC Solar: 17,95 GW
  • GD Solar: 41,3 GW
  • Módulos TOPCon: US$ 0,088/W
  • Células P-Type: US$ 0,034/W
  • Células N-Type: US$ 0,032/W
  • Módulos HJT: US$ 0,10/W
  • N-Type Wafer: US$ 0,128 /pç
  • Polissilício: US$ 19,00 /kg
  • Anuncie aqui
  • Sobre nós
  • Expediente
logo site canal solar
  • Notícias
    • Armazenamento de energia
    • Mercado e Preços
    • Investimentos & Negócios
    • Política e Regulação
  • Artigos
    • Baterias
    • Estruturas fotovoltaicas
    • Inversores fotovoltaicos
    • Opinião
  • Blog
  • Empresas de energia solar
  • Integradores
  • Revista
    • Revista Canal Solar
    • Revista Conecta
  • Eventos
  • Vídeos
  • Veículos Elétricos
  • Consultoria
  • Cursos
  • Notícias
    • Armazenamento de energia
    • Mercado e Preços
    • Investimentos & Negócios
    • Política e Regulação
  • Artigos
    • Baterias
    • Estruturas fotovoltaicas
    • Inversores fotovoltaicos
    • Opinião
  • Blog
  • Empresas de energia solar
  • Integradores
  • Revista
    • Revista Canal Solar
    • Revista Conecta
  • Eventos
  • Vídeos
  • Veículos Elétricos
  • Consultoria
  • Cursos
  • Notícias
    • Brasil
    • Mundo
    • Tecnologia e Inovação
  • Artigos
    • Técnicos
    • Opinião
  • Blog
  • Empresas de energia solar
  • Integradores
  • Revista
    • Revista Conecta
  • Eventos
  • Vídeos
  • Quem Somos
  • Anuncie Aqui
  • CS Consultoria
  • Canal VE
  • Cursos
  • Notícias
    • Brasil
    • Mundo
    • Tecnologia e Inovação
  • Artigos
    • Técnicos
    • Opinião
  • Blog
  • Empresas de energia solar
  • Integradores
  • Revista
    • Revista Conecta
  • Eventos
  • Vídeos
  • Quem Somos
  • Anuncie Aqui
  • CS Consultoria
  • Canal VE
  • Cursos
logo site canal solar
Início / Artigos / Técnico / Benefícios da fonte solar para a mobilidade elétrica

Benefícios da fonte solar para a mobilidade elétrica

Muitos dos benefícios da mobilidade elétrica serão alcançados apenas com fontes renováveis de energia elétrica
Acompanhe pelo Whatsapp
  • Foto de Marcelo Villalva Marcelo Villalva
  • 25 de junho de 2021, às 08:51
6 min 57 seg de leitura

Veículos elétricos são sustentáveis ou ambientalmente corretos? Ser sustentável significa, rigorosamente falando, não usar recursos naturais de forma a evitar sua exaustão. 

E ser ambientalmente correto significa, principalmente, não poluir o ar que respiramos e não contribuir para o aquecimento global, cuja causa é apontada como sendo a emissão desenfreada de gases para a atmosfera – uma realidade que começou a ser vivida com muita intensidade pelo nosso planeta na segunda metade do século passado.

Normalmente associamos veículos elétricos a algo limpo e sustentável, pois a motorização elétrica substitui parcial ou completamente os motores a combustão, supostamente cessando ou reduzindo a emissão de gases para a atmosfera e o uso de recursos fósseis não renováveis.

Os autores de (Goldin et al., 2014) apontam que nos Estados Unidos a maior fonte de poluição do ar é proveniente dos sistemas de transporte. Um estudo mostrou que no ano de 2006 os transportes foram responsáveis por 50% das emissões de monóxido de carbono, mais de 30% das emissões de óxidos de nitrogênio e aproximadamente 25% das emissões de hidrocarbonetos. 

Segundo observações realizadas no estudo apresentado por (Mwasilu et al., 2014), um veículo elétrico pode eliminar 600 kg de CO2 anualmente com o emprego de energia solar nas estações de recarga em locais de trabalho – ou seja, realizando carregamento diurno.  

Em países que utilizam ainda amplamente as fontes fósseis para a produção de eletricidade, a adoção da fonte solar integrada aos sistemas de recarga será a única maneira de frear a utilização de combustíveis fósseis à medida que a frota de veículos elétricos crescer. 

Sem a penetração massiva da energia solar fotovoltaica, em muitos países o consumo de combustíveis será apenas deslocado dos veículos para as centrais geradoras de eletricidade (Kurien, 2020) – desconstruindo a ideia da suposta vantagem ambiental da mobilidade elétrica.

Muitas controvérsias existem em torno do potencial da mobilidade elétrica de reduzir a emissão de gases do efeito estufa. Um estudo conduzido pelo American Council for an Energy Efficient Economy (Ye et al., 2015) mostrou que as emissões causadas por veículos elétricos seriam maiores que as dos veículos a combustão em locais onde mais de 80% do suprimento de eletricidade provém de usinas termelétricas a carvão, como é o caso da China e de alguns países europeus. 

Nos Estados Unidos o cenário seria semelhante, com veículos elétricos podendo causar danos ambientais maiores do que os causados pelos veículos a combustão na maior parte do território (Delmas et al., 2016).

Por essas razões, os benefícios da mobilidade elétrica serão alcançados apenas com a integração com fontes renováveis de energia elétrica. O aumento da frota mundial de veículos elétricos deve, necessariamente, ser acompanhado da inserção ampla de geração solar e eólica, entre outras renováveis, nas matrizes energéticas dos países.

São muitos os benefícios sociais, ambientais e econômicos proporcionados pela integração da energia fotovoltaica à transição da mobilidade a combustão para a elétrica (Erickson et al., 2017)  

Existem aspectos sociais relacionados à adoção de veículos elétricos abastecidos com energia solar. (Goldin et al., 2014) Um estudo conduzido por (Andrew & Qiu, 2016) mostrou que proprietários de veículos elétricos possuem mais interesse em fontes renováveis do que outras pessoas. 

Nos EUA, segundo a pesquisa, 50% dos proprietários de veículos elétricos possuem sistemas fotovoltaicos residenciais e 60% adquiriram veículos elétricos por razões ambientais. De fato, um estudo apresentado em (Delmas et al., 2016) mostra que a aquisição simultânea de veículos elétricos e sistemas fotovoltaicos por proprietários residenciais pode reduzir de forma significativa as emissões de carbono das residências norte-americanas. 

As investigações de (Andrew & Qiu, 2016) levam a crer que o uso da energia solar (e de outras fontes renováveis) no carregamento veicular deverá fazer parte das estratégias de companhias de eletricidade, fabricantes de veículos elétricos e empresas de serviços automotivos para atrair consumidores para a aquisição de veículos elétricos.

Além de tudo, a combinação de fontes renováveis e veículos elétricos pode trazer benefícios econômicos, como mostrou uma pesquisa apresentada em (Schepper et al., 2015), com um estudo de caso real. A eletrificação das frotas de veículos, a economia de combustível e a eletrificação de prédios com sistemas fotovoltaicos pode mostrar-se vantajosa para muitas empresas e também para pessoas físicas. 

Os autores de (Coffman et al., 2017) mostraram que o custo total de propriedade de um veículo elétrico, ao longo de toda a sua vida útil, em uma residência norte-americana dotada de um sistema fotovoltaico pode ser menor do que o custo obtido com um veículo a combustão de mesmo porte.

É inquestionável que a transição da mobilidade convencional para a mobilidade elétrica não será possível – sem um custo ambiental elevado – sem a adoção intensa de fontes renováveis, das quais a fotovoltaica é a principal representante, por sua facilidade de integrar-se aos ambientes urbanos onde estarão concentradas as frotas de veículos elétricos.

Já existem muitas pesquisas e experiências internacionais sobre a integração entre mobilidade elétrica e energias renováveis. Esse foi o assunto do artigo “Panorama sobre a integração de sistemas fotovoltaicos e estações de recarga veiculares”, que abordou a questão com um olhar técnico, publicado na Edição No. 4 da Revista Canal Solar [http://canalsolar.com.br/revista].

Nas próximas décadas pesquisas na academia e esforços na indústria devem ser direcionados para a melhoria de arquiteturas e sistemas de conversão de energia elétrica e para a elaboração de estratégias de gerenciamento de recarga e despacho de energia entre fontes e sistemas de armazenamento, visando ao aumento da eficiência e à redução dos custos operacionais dos veículos elétricos e das infraestruturas de recarga a eles associadas, priorizando sempre o uso de fontes renováveis.

A resposta para a pergunta do início deste artigo é “sim”, os veículos elétricos podem ser considerados sustentáveis e ambientalmente corretos (do ponto de vista da motorização) se forem acompanhados de fontes renováveis de energia – sendo a energia solar fotovoltaica a principal candidata para acompanhar a escalada mundial da mobilidade elétrica.  

Bibliografia

Andrew, I., & Qiu, Y. (2016). Economic and environmental impacts of providing renewable energy for electric vehicle charging – A choice experiment study. Applied Energy, 180, 256–268. https://doi.org/10.1016/j.apenergy.2016.07.121

Coffman, M., Bernstein, P., & Wee, S. (2017). Integrating electric vehicles and residential solar PV. Transport Policy, 53, 30–38. https://doi.org/10.1016/j.tranpol.2016.08.008

Delmas, M. A., Kahn, M. E., & Stephen, L. (2016). The Private and Social Consequences of Purchasing an Electric Vehicle and Solar Panels: Evidence from California. Research in Economics. https://doi.org/10.1016/j.rie.2016.12.002

Erickson, L. E., Robinson, J., Brase, G., & Cutsor, J. (2017). Solar Powered Charging Infrastructure for Electric Vehicles.

Goldin, E., Erickson, L., Natarajan, B., Brase, G., & Pahwa, A. (2014). Solar Powered Charge Stations for Electric Vehicles. 33(4). https://doi.org/10.1002/ep

Kurien, C. (2020). Emission control strategies for automotive engines with scope for deployment of solar based e-vehicle charging infrastructure. April 2019, 1–9. https://doi.org/10.1002/ep.13267

Mwasilu, F., Justo, J. J., Kim, E., Do, T. D., & Jung, J. (2014). Electric vehicles and smart grid interaction : A review on vehicle to grid and renewable energy sources integration. Renewable and Sustainable Energy Reviews, 34, 501–516. https://doi.org/10.1016/j.rser.2014.03.031

Novoa, L., & Brouwer, J. (2018). Dynamics of an integrated solar photovoltaic and battery storage nanogrid for electric vehicle charging. Journal of Power Sources, 399(July), 166–178. https://doi.org/10.1016/j.jpowsour.2018.07.092

Schepper, E. De, Passel, S. Van, & Lizin, S. (2015). Economic bene fi ts of combining clean energy technologies : the case of solar photovoltaics and battery electric vehicles. March, 1109–1119. https://doi.org/10.1002/er

Ye, B., Jiang, J., Miao, L., Yang, P., Li, J., & Shen, B. (2015). Feasibility Study of a Solar-Powered Electric Vehicle Charging Station Model. September, 13265–13283. https://doi.org/10.3390/en81112368

mobilidade urbana
Foto de Marcelo Villalva
Marcelo Villalva
Especialista em sistemas fotovoltaicos. Docente e pesquisador da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) da UNICAMP. Coordenador do LESF - Laboratório de Energia e Sistemas Fotovoltaicos da UNICAMP. Autor do livro "Energia Solar Fotovoltaica - Conceitos e Aplicações".
AnteriorAnterior
PróximoPróximo

Uma resposta

  1. Reinaldo Mastrogiuseppe disse:
    31 de outubro de 2021 às 14:37

    Gostei do artigo.
    Uma boa ideia também seria utilizar carregadores veiculares de estrada com sistema fotovoltaico híbrido.

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

SENAI PE lança parque de inovação com foco em bateria de lítio e hidrogênio sustentável

SENAI PE lança parque de inovação em baterias e hidrogênio sustentável

Canal Solar - Corte de geração renovável um panorama do curtailment

Corte de geração renovável: um panorama do curtailment

Mais Notícias

Ver Mais
Novas oportunidades no setor de energia e a importância de antecipar tendências
  • 20 de outubro, 2025
Foto de Henrique Hein
Henrique Hein

Novas oportunidades no setor de energia e a importância de antecipar tendências

Nordeste brasileiro recebe dois novos complexos fotovoltaicos
  • 8 de outubro, 2025
Foto de Caique Amorim
Caique Amorim

Nordeste brasileiro recebe dois novos complexos fotovoltaicos

Canal Solar - Queimadas disparam em setembro e ameaçam linhas de transmissão e usinas, alerta Climatempo
  • 30 de setembro, 2025
Foto de Henrique Hein
Henrique Hein

Queimadas disparam em setembro e ameaçam linhas de transmissão e usinas, alerta Climatempo

É um canal de notícias e informações sobre o setor de energia solar fotovoltaica. O conteúdo do canal é protegido pela lei de direitos autorais. É proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio.

Facebook X-twitter Instagram Youtube Linkedin Spotify

Mapa do Site

Categorias

  • Notícias
  • Artigos
  • Entrevistas
  • Guia do Consumidor
  • Colunistas
  • Projetos
  • Brasil
  • Mundo
  • Artigos Técnicos
  • Artigos de Opinião
  • Artigos do Fabricante
  • Setor Elétrico
  • Licitações
  • Produtos

Canais

  • Sobre Nós
  • Contato
  • Trabalhe conosco
  • Privacidade
  • Expediente
  • Anuncie aqui

Associação e certificações

Copyright © 2025 Canal Solar, todos os direitos reservados. CNPJ: 29.768.006/0001-95 Endereço: Edificio José Maurício – Av. Mackenzie, 1835 – Andar 3, – Vila Brandina, Campinas – SP, 13092-523

Nós usamos cookies para tornar sua experiência neste site melhor Saiba mais sobre os cookies que utilizamos ou desligue nas suas .

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Canal Solar
Powered by  GDPR Cookie Compliance
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Cookies estritamente necessários

Strictly Necessary Cookie should be enabled at all times so that we can save your preferences for cookie settings.

Cookies para terceiros

This website uses Google Analytics to collect anonymous information such as the number of visitors to the site, and the most popular pages.

Keeping this cookie enabled helps us to improve our website.