2 de agosto de 2021

Carrinho

“Telhadômetro” do Canal Solar

Conheça o Telhadômetro do Canal Solar

Autor: 16 de junho de 2019junho 14th, 2021Artigos técnicos
“Telhadômetro” do Canal Solar

O que é o telhadômetro?

O objetivo desta página é fazer um registro dos telhados com sistemas fotovoltaicos que têm desabado no Brasil, durante ou após a instalação dos módulos fotovoltaicos.

Por que isso é importante? É necessário alertar o consumidor para que busque empresas idôneas, que trabalham com qualidade e responsabilidade. Segundo nossa visão, instalar um sistema fotovoltaico sem qualquer preocupação com a análise prévia das condições do telhado é crime de responsabilidade. É crime porque pode colocar em risco o patrimônio e as vidas de pessoas.

Todo telhado e toda estrutura precisam ser avaliados antes da instalação do sistema fotovoltaico. Essa avaliação deve ser feita por profissionais de engenharia qualificados. O custo da análise estrutural dos telhados e das construções deve fazer parte do orçamento do projeto.

Caiu algum telhado?

Ficou sabendo de algum telhado que caiu? Por favor nos envie fotos e informações para o email  [email protected]

Dicas para o consumidor

Você está pensando em adquirir um sistema solar fotovoltaico para sua residência ou empresa? Não se preocupe!

As fotos mostradas abaixo são resultados de projetos realizados sem a avaliação prévia das condições do telhado. Um projeto solar é antes de mais nada um projeto de engenharia e todos os fatores de risco devem ser cuidadosamente considerados por profissionais capacitados.

Não compare apenas preços. Exija qualidade. Preço baixo, como em qualquer mercado, é um possível indicativo de má qualidade. Desconfie sempre!

Como você deve negociar com uma empresa instaladora? Pergunte se ela dimensionou o sistema de acordo com suas necessidades e exija um relatório do PVSyst para seu telhado.

Pergunte se a empresa vai fazer uma inspeção e uma análise estrutural do telhado. Pergunte se a empresa possui um engenheiro eletricista e um engenheiro civil.

A empresa não precisa necessariamente ter esses profissionais em seu quadro de funcionários ou sócios, porém deve ter a possibilidade de oferecer a você o suporte de uma equipe de engenharia, mesmo que seja terceirizada.

Pergunte se a empresa já instalou outros sistemas e peça para avaliar os laudos técnicos dos projetos anteriores.

Pergunte! Questione! Os sistemas fotovoltaicos não oferecem qualquer risco desde que sejam corretamente dimensionados, projetados, instalados e comissionados (testados).

Dicas para o integrador

Você tem uma empresa de vendas e instalação de sistemas fotovoltaicos? Ofereça qualidade para seus clientes e diferencie-se da concorrência. Se você acha que este artigo pode prejudicar a imagem do mercado solar, pense no estrago que já foi feito pela propaganda negativa boca a boca e pela mídia tradicional. Fotos e imagens de telhados caídos estão circulando pela internet e sendo divulgados em jornais e revistas. O Telhadômetro do Canal Solar é apenas uma compilação dessas informações. Dessa forma pretendemos facilitar o acesso à informação para que consumidores e empresas integradoras preocupados com qualidade possam defender-se. Durante uma negociação mostre o Telhadômetro para seus clientes e justifique por que ele deve fechar o negócio com você e não com aquela outra empresa que vende mais barato.

Aviso

Baseamos nossas estatísticas nas datas em que tomamos conhecimento dos fatos ou em informações obtidas de diversas fontes. Os fatos e as fotos aqui mostrados são de livre conhecimento do público e são recebidos de nossos leitores através de diversos meios de comunicação (e-mail, aplicativos de mensagens etc). Não divulgamos os nomes das empresas envolvidas para preservar sua imagem, assim como desconhecemos as causas reais dos acidentes. A apuração dos fatos deve ser realizada por autoridades competentes (CREA, Ministério Público, Poder Judiciário, Polícia Civil e peritos técnicos).

Telhadômetro: 

 

 

  17  

 

Telhados caídos no Brasil desde 01/2019


#017 Local: Naviraí  (MS) Data aproximada: Maio/2021 Relato: Cobertura cedeu com o peso dos painéis que estavam sendo instalados em maio de 2021.
 
telhadometro
telhadometro


#016 Local: Cambé (PR) Data aproximada: 12/09/2020 Relato: A estrutura metálica cedeu por alguns metros fazendo um grande barulho, nenhuma pessoa ficou ferida e o supermercado foi esvaziado rapidamente. Após uma análise da estrutura, funcionários foram autorizados a retirar as mercadorias do interior do estabelecimentos.


#015 Local: Caruaru (PE) Data aproximada: 18/01/2021 Relato: A parte de trás do Restaurante Boi & Brasa desabou enquanto trabalhadores instalavam painéis solares no primeiro andar, quando ouviram um barulho e deixaram o espaço. A Defesa Civil esteve no local e um engenheiro irá avaliar as condições do prédio danificado. 


#014 Local: Campo Grande – MS Data aproximada: 03/12/2020 Relato: Posto de gasolina, em frente ao Hospital Unimed na av. Mato Grosso, Campo Grande


#013 Local: Cabo Frio-RJ Data: 02/11/2020 Relato: Veio do WhatsApp pelo Alcides: Cabo Frio, RJ. Não tenho mais detalhes mas parece que o iluminado que fez é do tipo que não aprende com os próprios erros. 


#012 Local: Piraju-SP Data: 20/02/2020 Relato: Recebemos as imagens do incidente sem muito detalhes. A instalação se localizava no estacionamento do Supermercado Cidão, na cidade Piraju-SP. Ao que parece, a estrutura não suportou o peso dos módulos solares, o que causou a torção das treliças e terças, ocasionando o desprendimento dos módulos.


#011 Local: Mendes Pimentel-MG Data: 13/02/2020 Relato: O incidente aconteceu durante a tarde do dia 13 de fevereiro de 2020, na cidade de Mendes Pimentel em Minas Gerais. De acordo com a imprensa local, parte do telhado de um supermercado cedeu devido ao sobrepeso dos módulos fotovoltaicos que haviam sido instaladas. A estrutura do telhado não suportava a carga mecânica instalada. O proprietário informou que um guindaste irá retirar a estrutura e realizar a instalação de uma nova. Ninguém se feriu no acidente.


#010 Local: Várzea Grande-MT Data: 13/10/2019 Relato: Aconteceu num domingo com chuva e ventos em Várzea Grande-MT, município próximo a Cuiabá. Segundo reportagem da imprensa local o telhado pertence (isto é, pertencia) a uma concessionária de veículos (link da reportagem). Informações que chegaram até nossa redação apontam que a cobertura foi construída especialmente para a instalação do sistema fotovoltaico. As fotos que recebemos indicam que isso pode ser verdade, pois é possível ver a fase inicial da construção do telhado com a presença dos pallets de módulos fotovoltaicos no local. Projetos desse tipo devem ser realizados por engenheiros especialistas em estruturas. Claramente se trata de mais um caso de estrutura mal dimensionada, incapaz de suportar a sobrecarga dos módulos fotovoltaicos e que facilmente é derrubada na presença de chuva ou vento, mesmo em condições climáticas que podem ser consideradas normais. Em um dos grupos de WhatsApp do Canal Solar chegou este lamentável relato anônimo: “eu participei da negociação da instalação desse projeto, mas fui barrado quando pedi reforço da estrutura pro (sic) engenheiro responsável e um laudo… acharam uma empresa ”mais barata” tanto pra fazer a estrutura quanto pra cuidar do projeto solar”.


#009 Local: Canarana-MT Data: 23/09/2019 (aproximada) Relato: Recebemos a foto e o relato de um leitor do Canal Solar que preferiu ficar anônimo. Ocorreram ventos fortes na região e a estrutura “adaptada” foi ao chão.


#008 Local: Campo Verde-MT Data: 18/09/2019 (aproximada) Relato: Recebemos relatos deste incidente em vários grupos do Whatsapp, com diversas fotos acompanhadas de dois áudios. Embora nas fotos não seja possível verificar a existência de painéis fotovoltaicos, os relatos recebidos por áudio indicam que a ocorrência deu-se após a instalação de um sistema fotovoltaico. Pela análise da fotos acreditamos que o incidente tenha ocorrido na cidade de Campo Verde-MT.


#007 Local: Teresina-PI Data: 07/2019 (aproximada) Relato: Recebemos relatos de que o incidente se deu em Teresina-PI. Não temos mais informações.


#006 Local: Rio Verde – GO Data: 03/02/2019 Relato: Chuva com fortes ventos. Toda a cobertura foi destelhada devido à presença de estrutura para a orientação dos módulos para o Norte. Contribuição do leitor Raphael Davi.


#005 Local: desconhecido Data aproximada: 15/06/2019


#004 Local: Caxias do Sul – RS Data aproximada: 20/05/2019 Relato: O diretor do supermercado Jaime Andreazza ficou ferido com o desabamento. Mais informações na reportagem: https://tinyurl.com/y6lfax7e Contribuição: Vinicius Ayrão


#003 Local: desconhecido Data aproximada: 21/05/2019


#002 Local: Foz do Iguaçu – PR Data aproximada: 10/01/2019 Relato: Veja reportagem:


#001 Local: Campina Grande – PB Data aproximada: desconhecida


Seja um parceiro do Canal Solar. Fale conosco: [email protected]

Canal Solar

Canal Solar

Redação do Canal Solar

Comentar