Confira o ranking dos 10 maiores consumidores de energia no mundo

Brasil ocupa oitava posição da lista com 509 TWh, aponta Worldometer
Confira o ranking dos 10 maiores consumidores de energia no mundo
Dados revelam diferenças significativas entre os países em termos de consumo absoluto e per capita. Foto: Freepik

O consumo de energia elétrica é um dos principais indicadores do desenvolvimento econômico e da infraestrutura de um país. Dados do Worldometer mostram que os maiores consumidores de energia do mundo representam uma parcela significativa do uso global.

Segundo a empresa de estatística, a China ocupa o primeiro lugar com um consumo de 5,563 TWh (25,5% do total mundial). Entretanto, o consumo per capita do país ainda é relativamente baixo, com 3.963 kWh anuais por habitante, destacando o impacto de sua vasta população.

Os Estados Unidos aparecem em segundo lugar, consumindo 3,902 TWh (17,9% do total mundial). Apesar de ter uma população significativamente menor que a China, o consumo per capita nos EUA é um dos mais altos da lista, atingindo 11.855 kWh por ano, impulsionado por uma forte dependência de energia em setores residenciais, industriais e de transporte.

Com 1,136 TWh (5,2% do total mundial), a Índia ocupa a terceira posição. Apesar do volume expressivo, o consumo per capita é o mais baixo entre os dez primeiros, com apenas 846 kWh anuais, refletindo desigualdades regionais e uma infraestrutura energética ainda em desenvolvimento.

Fonte: Worldometer/Reprodução

Outros destaques do ranking

Países como Japão (943 TWh, 4,3%) e Rússia (909 TWh, 4,2%) seguem na lista – com consumos per capita de 7.421 kWh e 6.239 kWh, respectivamente – assim como a Alemanha, maior economia da Europa, que consome 536 TWh (2,5%), seguido do Canadá, que se destaca com o maior consumo per capita da lista (14.363 kWh anuais). 

Plano operacional prevê R$ 7,6 bilhões para o setor elétrico até 2029 

O Brasil, único representante da América Latina, ocupa a oitava posição com 509 TWh (2,3%), mas com um consumo per capita de 2.505 kWh, reflexo das disparidades econômicas e da grande extensão territorial. Por fim, no ranking aparece a Coreia do Sul, que consome 507 TWh de energia (2.3% do total global), seguido pela França, com 450 TWh (2,1%).

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Picture of Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Uma resposta

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

capa-da-revista-canal-solar-edicao-especial-intersolar-2021
capa-edicao-7
capa-revista-canal-solar-3