A Bold Energy anunciou a inclusão da ZNShine Solar em seu portfólio de fabricantes. A parceria prevê a distribuição de módulos fotovoltaicos com tecnologia HJT (Heterojunction), voltada para aumentar a eficiência e a confiabilidade da geração de energia solar.
Segundo José Vitor Salm, diretor da Bold Energy, a iniciativa amplia as opções tecnológicas oferecidas pela empresa. “Ter um fabricante líder no nosso portfólio reforça o compromisso da Bold em oferecer as melhores soluções do mercado. O HJT traz ganhos reais de performance e confiabilidade, gerando mais valor para nossos parceiros e para o cliente final”.
De acordo com ele, a tecnologia HJT utilizada nos módulos da ZNShine Solar combina geração bifacial com alto rendimento, possibilitando maior produção de energia, bem como o baixo coeficiente de temperatura mantém o desempenho mesmo em ambientes mais quentes.
Já o fator bifacial superior a 90%, conforme a fabricante, permite ampliar a quantidade de energia gerada ao aproveitar a incidência solar em ambas as faces do módulo.
“Nosso objetivo é entregar um produto de alta qualidade, com tecnologia diferenciada, como o HJT, aliada à nossa tecnologia de grafeno, para atender e satisfazer um mercado cada vez mais exigente, contemplando tanto a distribuição quanto projetos de qualquer porte”, destacou Derek Wang, diretor Comercial da ZNShine Solar.
“A Bold é uma empresa extremamente renomada no Brasil, e a ZNShine tem orgulho dessa parceria para oferecer aos clientes produtos de alta performance e qualidade, com a perspectiva de consolidar um relacionamento de longo prazo”, acrescentou.
Diferença entre HJT e TOPCon
A tecnologia HJT difere de outras tecnologias, como a TOPCon, por sua topologia de célula e por algumas características elétricas e estruturais. Entre as diversas vantagens da tecnologia HJT em relação à TOPCon, destaca-se o ganho no rendimento energético, também chamado de energy yield, que pode ser até 6% maior em algumas regiões com alta irradiância e temperaturas elevadas.
A célula HJT possui ainda um revestimento de óxido condutor transparente (TCO) feito de ITO (óxido de índio-estanho), que evita o acúmulo de carga na superfície e elimina o risco de PID. Esse material também facilita a integração com células de perovskita, favorecendo a aplicação em células Tandem.
Outra vantagem é a degradação de potência ao longo de 30 anos é de apenas 0,30% ao ano, o que permite que os módulos HJT cheguem a 30 anos com 90,3% de sua potência nominal.
Vantagens do grafeno
Os painéis solares da ZNShine também incorporam tecnologia de grafeno, cuja estrutura quase sem poros do vidro favorece a auto limpeza. A água da chuva se espalha de forma uniforme pela superfície, auxiliando na remoção de sujeiras acumuladas.
Entre as demais características dos módulos fotovoltaicos com grafeno, a maior eficiência de geração, especialmente em condições de baixa luminosidade, graças à captação de um espectro mais amplo de luz, incluindo a radiação UV.
Além disso, oferece maior resistência a arranhões, corrosão e intempéries, prolongando a durabilidade dos painéis. A propriedade fotocatalítica ainda auxilia na decomposição de resíduos orgânicos, facilitando a auto limpeza da superfície.
Grafeno em painéis solares: solução para otimizar a geração de energia
Presença na Intersolar
A Bold Energy e a ZNShine Solar participam da Intersolar South America 2025, que será realizada entre 26 e 28 de agosto no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). A Bold estará no estande W1.40 e a ZNShine no Pavilhão Branco, estande W4.61.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.