O presidente da Bolívia, Rodrigo Paz, apresentou uma proposta voltada à cooperação no setor energético com Brasil e Chile, durante o Fórum Econômico Internacional da América Latina e do Caribe, em Panamá City. A iniciativa faz parte de um plano maior de integração econômica regional e logística, segundo interlocutores bolivianos e brasileiros presentes ao evento.
Rodrigo Paz destacou que a posição geográfica estratégica da Bolívia, com cinco fronteiras e acesso a vários corredores logísticos, pode transformar o país em um hub de energia e infraestrutura entre os oceanos Pacífico e Atlântico, beneficiando os três países envolvidos.
Em seu discurso, o presidente boliviano defendeu que a cooperação energética deve ser parte central desse esforço de integração regional, incluindo acesso a redes de energia, infraestrutura de transporte e logística para gás natural e outros insumos energéticos.
A proposta prevê que melhorias em cadeias energéticas e de infraestrutura possam gerar benefícios econômicos mútuos e reduzir custos de exportação e importação de energia entre os países, conforme relatos da imprensa local.
Paz argumentou que, assim como a Bolívia pode facilitar rotas logísticas e de comércio, ela também pode contribuir para fortalecer as conexões energéticas no subcontinente, com maior integração de gasodutos, redes de transmissão e potencial cooperação em energias renováveis no futuro.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o boliviano confirmaram que manterão um encontro bilateral entre março e abril de 2026 para aprofundar a discussão sobre rotas de integração regional, acesso boliviano a portos e áreas de cooperação no setor energético e de infraestrutura.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.