O Brasil inaugurou a maior termelétrica a gás natural da América Latina nesta segunda-feira (18). A Usina Termelétrica GNA II, localizada no Porto do Açu (RJ), conta com 1,7 GW de capacidade instalada e investimento de R$ 7 bilhões.
Segundo o Governo Federal, o empreendimento poderá abastecer até 8 milhões de residências com energia estável e de baixo impacto hídrico. O projeto totaliza 3 GW de potência com as usinas GNA I e II, consideradas estratégicas pelo Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
Além da capacidade de geração, a planta foi planejada para operar com até 50% de hidrogênio. Quase 100% da água usada no processo vem do mar, poupando recursos hídricos, segundo o Governo Federal.
Durante as obras da GNA II, foram gerados cerca de 10 mil empregos, com oferta de qualificação gratuita para a população local. A usina opera em ciclo combinado, com três turbinas a gás e uma a vapor com eficiência superior a 60%.
“O gás natural é um passo firme rumo à transição energética, e esta usina mostra como podemos unir eficiência, segurança e sustentabilidade”, afirmou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.