Brasil inaugura maior termelétrica a gás natural da América Latina

UTE GNA II reforça matriz energética e abastece 8 milhões de residências
Brasil inaugura maior usina termelétrica a gás natural da América Latina
Foto: Agência Nacional de Energia Elétrica/Divulgação

O Brasil inaugurou a maior termelétrica a gás natural da América Latina nesta segunda-feira (18). A Usina Termelétrica GNA II, localizada no Porto do Açu (RJ), conta com 1,7 GW de capacidade instalada e investimento de R$ 7 bilhões.

Segundo o Governo Federal, o empreendimento poderá abastecer até 8 milhões de residências com energia estável e de baixo impacto hídrico. O projeto totaliza 3 GW de potência com as usinas GNA I e II, consideradas estratégicas pelo Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

Além da capacidade de geração, a planta foi planejada para operar com até 50% de hidrogênio. Quase 100% da água usada no processo vem do mar, poupando recursos hídricos, segundo o Governo Federal.

Durante as obras da GNA II, foram gerados cerca de 10 mil empregos, com oferta de qualificação gratuita para a população local. A usina opera em ciclo combinado, com três turbinas a gás e uma a vapor com eficiência superior a 60%.

“O gás natural é um passo firme rumo à transição energética, e esta usina mostra como podemos unir eficiência, segurança e sustentabilidade”, afirmou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Foto de Raphael Guerra
Raphael Guerra
Estudante de jornalismo na PUC Campinas. Atuou na Futpress, TV Século 21, ENM e Rádio Campinas Digital. Possui experiência em podcast, televisão, rádio, notícias e assessoria de imprensa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

<
<
Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.