Segundo o levantamento feito pelo Instituto de IPE‑DF (Pesquisa e Estatística do Distrito Federal), Brasil e México são as duas maiores economias da América Latina, concentrando juntas cerca de 60-65% do PIB regional e somando uma população superior a 320 milhões de habitantes.
Em 2025, os governos do Brasil e do México anunciaram planos para ampliar acordos comerciais e de investimentos, renovando pactos existentes e criando novas parcerias em setores como saúde, agropecuária, biocombustíveis e tecnologia. A corrente de comércio bilateral atingiu cerca de US$ 13,6 bilhões em 2024, ainda modesta diante do tamanho das economias.
Apesar do interesse em cooperação, o México descartou um tratado de livre comércio amplo com o Brasil, preferindo acordos setoriais, em função da forte interdependência com os Estados Unidos via USMCA (United States-Mexico-Canada Agreement).
O Brasil no setor energético apresentou em 2025 mais de 6,5 GW de nova potência instalada entre janeiro e outubro, totalizando 215,4 GW de capacidade fiscalizada, com 84,42% provenientes de fontes renováveis.
No primeiro semestre de 2025, foram adicionados 4 GW em 61 usinas em operação. Para 2026, a ANEEL projeta um aumento de 9,1 GW na capacidade instalada da matriz elétrica brasileira, reforçando a liderança do país em geração limpa na região.
No México, o PLADESE 2025‑2030 estabelece metas para ampliar a participação de energia renovável e aumentar a capacidade instalada. O país tinha em 2025 cerca de 34 GW de capacidade instalada de fontes renováveis, incluindo hidrelétricas, solar, eólica, bioenergia e geotérmica, com planos para adicionar 28 GW de nova capacidade limpa até 2030.
Autoridades de ambos os países destacam setores com potencial de integração, incluindo indústria e automotiva, agronegócio e biocombustíveis, tecnologia e inovação, além de saúde e ciência.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.