21 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,4GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,5GW

Brasil registra novos recordes na geração de energia solar em fevereiro

Marcas foram registradas pelo ONS nos subsistemas Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e no SIN

Autor: 17 de fevereiro de 2023Brasil
2 minutos de leitura
Brasil registra novos recordes na geração de energia solar em fevereiro

Foto: Reprodução/Bluesol

O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) registrou novos recordes na geração de energia solar na primeira quinzena de fevereiro, com os números mais expressivos sendo verificados entre sábado (11) e terça-feira (14).

Em 11 de fevereiro, a geração média no SIN (Sistema Interligado Nacional) atingiu a marca de 2.242 MW médios – o que representou 3,2% da demanda. No dia seguinte, em 12 de fevereiro, o recorde foi superado após atingir 2.339 MW médios.

No mesmo dia, o subsistema Nordeste ultrapassou os 1.462 MW médios, que representaram 13,4% da demanda da região. Esse resultado superou o patamar atingido três dias antes, em 9 de fevereiro, que havia registrado 1.428 MW médios.

Já o subsistema do Sudeste/Centro-Oeste alcançou um recorde de geração instantânea em 13 de fevereiro às 11h10, com 2.379 MW, um montante equivalente a 5,4% da carga consumida pela região naquele momento.

Contudo, no dia seguinte, em 14 de fevereiro, às 13h20, um novo marco foi atingido no mesmo subsistema, desta vez de 2.502 MW.

Leia também:

De acordo com dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), a energia solar representa hoje cerca de 4,08% (7,78 GW) do total da energia gerada no SIN.

Trata-se de um crescimento significativo da fonte no país, já que esse percentual era de 2,97% em agosto de 2022 e de apenas 0,1% em 2016.

Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.