A Eletrobras anunciou o desenvolvimento de um data center em Campinas, no interior de São Paulo. Este será o primeiro projeto da companhia no setor de infraestrutura digital, uma área em crescente expansão no Brasil e no mundo.
A iniciativa ainda está em fase inicial de documentação junto ao MME (Ministério de Minas e Energia), mas já sinaliza a intenção da Eletrobras de se posicionar como fornecedora de energia para o crescente mercado de tecnologia e dados.
Hoje, a Eletrobras é responsável por 21% da geração elétrica do país, operando em 82 usinas com uma capacidade instalada de 44,4 GW. Além da empresa, outras como Ascenty, Microsoft e Odata também estão investindo em novos data centers na cidade e em municípios vizinhos.
A Ascenty, por exemplo, planeja expandir suas operações na cidade, que já foi palco da inauguração de sua primeira unidade em 2012. A Aurea Finvest está em negociações para adquirir terras na região com capacidade de mais de 350 MW, e a holding Chateau Chambord Empreendimentos e participações também está desenvolvendo um data center em Campinas.
Aprofunde seu conhecimento:
Eletrobras vende termelétrica e passa a ter somente usinas com geração limpa
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.