Energia solar levou 70 anos para atingir 1 TW e apenas dois para duplicá-lo

Dados fazem parte do relatório Global Market Outlook for Solar Power 2025-2029, apresentado durante a Intersolar Europe
2 minuto(s) de leitura
Capacidade instalada pela energia solar levou 70 anos para atingir 1 TW e apenas dois para duplicá-lo
Foto: Freepik

Com colaboração de Wagner Freire

O ritmo de crescimento da energia solar tem sido sem precedentes nos últimos anos. Embora tenha levado quase 70 anos — desde a primeira comercialização de células fotovoltaicas em 1954 — para atingir 1 TW de capacidade instalada, o segundo TW foi adicionado em apenas dois anos.

Em 2023, foram instalados 449 GW – um número que subiu para 597 GW em 2024, fazendo com que a capacidade acumulada pela fonte fotovoltaica em todo o planeta atingisse 2,2 TW no final do ano passado.

Os dados fazem parte do relatório Global Market Outlook for Solar Power 2025-2029, apresentado em Munique, na Alemanha, nesta terça-feira (06), durante a Intersolar Europe.

Segundo o estudo, o avanço da fonte solar foi impulsionado por três fatores principais: a queda expressiva nos custos, a versatilidade da tecnologia — que vai de pequenos sistemas residenciais a grandes usinas — e um cenário de excesso de oferta na cadeia de produção global, que derrubou os preços.

Global Market Outlook for Solar Power 2025-2029/Reprodução

Desafios a serem superados

O relatório apresentado nesta semana também aponta que há obstáculos que precisam ser superados nos próximos anos pelo mundo para manter o crescimento do setor solar.

Entre eles estão a necessidade de redes elétricas mais flexíveis, expansão do armazenamento em baterias e das linhas de transmissão, agilidade nos processos de licenciamento e políticas públicas adaptadas às renováveis.

Nos países em desenvolvimento, o principal gargalo é o financiamento, enquanto que nos países menos desenvolvidos existe uma necessidade de maior integração da fonte solar (que ainda é subutilizada).

Além disso, há um consenso sobre a urgência de capacitar profissionais e definir metas claras para a expansão da energia solar.

O ressurgimento do apoio de alguns líderes globais aos combustíveis fósseis, os desafios macroeconômicos e mudanças na dinâmica geopolítica também são desafios a serem superados.

Segundo o relatório, os próximos anos serão decisivos para a fonte solar. Com as condições certas, a capacidade instalada solar poderá ultrapassar os 8 TW até o fim da década — respondendo por dois terços da meta de energia renovável definida na COP28.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Foto de Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

<
<
Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.