A Casa dos Ventos firmou contrato com a Vestas para o fornecimento de 184 aerogeradores que serão instalados no Complexo Eólico Dom Inocêncio, na região centro-sul do estado do Piauí. A encomenda soma 828 MW em turbinas e marca o primeiro investimento de grande porte no mercado eólico brasileiro desde 2023, ano em que se intensificou a crise dos cortes de geração no país.
“Receber novamente a confiança da Casa dos Ventos para um projeto dessa magnitude é motivo de grande orgulho para nós”, disse Eduardo Ricotta, presidente da Vestas para a América Latina.
Com investimento estimado em R$ 5 bilhões, o empreendimento será um dos maiores complexos eólicos do Brasil, com capacidade para gerar energia suficiente para atender cerca de 2 milhões de residências.
MS confirma três megausinas solares junto com a Casa dos Ventos
As obras, sob responsabilidade da Vestas, estão previstas para começar em 2026, com a entrada em operação comercial programada para 2028. A fabricante também responderá pela operação e manutenção do parque por um período de 25 anos. A expectativa é de geração de aproximadamente 8,5 mil empregos diretos e indiretos ao longo do projeto.
“Além de impulsionar a transição energética do país, nosso investimento também contribuirá significativamente para o desenvolvimento socioeconômico da região”, afirmou Lucas Araripe, diretor executivo da Casa dos Ventos.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.