A área de defesa cibernética da CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) impediu mais de 539 milhões de tentativas de ataques aos seus sistemas no primeiro semestre de 2025.
A entidade, responsável por gerenciar toda a parte de comercialização do setor de energia do Brasil, tem investido pesado em soluções tecnológicas para modernizar seus sistemas. Nesse período, foram desenvolvidas 97 iniciativas, voltadas a demandas regulatórias e operacionais.
A CCEE já investiu R$ 60 milhões na modernização de seu centro de dados, triplicando a capacidade de armazenamento de processamento para acompanhar a crescente digitalização das operações, que já ultrapassam 700 terabytes de informações.
Em 1º de julho, foi implementado um novo modelo de migração de consumidores para o mercado livre, baseado na integração por APIs (Application Programming Interfaces). A iniciativa moderniza a comunicação entre a CCEE e as comercializadoras varejistas,
substituindo procedimentos manuais por interações automatizadas. Esse investimento amplia a capacidade de absorver o aumento da demanda gerado pela abertura do mercado livre.
“A inovação é parte fundamental da nossa missão. Ao investirmos em tecnologia de ponta, não apenas elevamos a eficiência das operações, como também fortalecemos as bases para um mercado mais aberto, competitivo e sustentável. Nossa prioridade é oferecer soluções robustas, com alto grau de segurança e aderência às novas exigências do setor elétrico”, afirma Alexandre Ramos, presidente do Conselho de Administração da CCEE.
A CCEE também está ampliando o uso de inteligência artificial e blockchain, computação confidencial e data streaming, com foco em análise de dados e aprimoramento dos serviços prestados. A IA também passou a ser aplicada em processos como a leitura automatizada de despachos regulatórios e de atas de reuniões técnicas, utilizando tecnologias de processamento de linguagem natural e aprendizado de máquina.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.