[gtranslate]

CLAMPER lança DPS com tensão de operação de 800 V

Fabricante apresentou seu portfólio de soluções em proteção contra raios e surtos elétricos na Intersolar
clamper-dps
Estande da empresa na Intersolar destacando o CLAMPER Front V. Foto: CLAMPER/Divulgação

A CLAMPER, referência em soluções de proteção contra surtos elétricos, apresentou na Intersolar South America seu portfólio de produtos para o mercado de energia solar. Entre os destaques estava o CLAMPER Front V – com tensão de operação compatível com 800 V – para proteção de inversores fotovoltaicos.

Uma das vantagens do produto – que é um DPS (Dispositivo de Proteção contra Surtos) – é que, assim como em toda a linha de produtos Front, ao final da sua vida útil, apenas a parte móvel (plugue) precisa ser substituída, não sendo necessário desfazer as conexões da parte fixa (base) com os cabos. Essa característica oferece praticidade e economia para os instaladores e usuários.

“O CLAMPER Front V de 800 V é aplicável ao lado CA (corrente alternada), além de ser montado em uma base única tetrapolar, assim, o produto já vem montado e configurado para ser instalado diretamente, não havendo necessidade de associar DPS monopolares para proteger o seu inversor”, explicou Douglas Lara, coordenador de Engenharia de Aplicação da CLAMPER.

CLAMPER Solar

Outra solução exposta no estande da empresa era o DPS CLAMPER Solar. Nas versões de tensões de 150 V, 300 V, 600 V, 1040 V e 1500 V, o produto tem característica de alta capacidade para proteger os componentes do sistema fotovoltaico, na CC (corrente contínua), e especialmente o inversor, contra surtos elétricos e raios.

CLAMPER Solar 1040 V 40 kA. Foto: CLAMPER/Divulgação

CLAMPER Solar Box 12E/12S

Além disso, a CLAMPER trouxe ao evento suas soluções de proteção montadas em caixas, preparadas para instalação direta em campo, com diversas opções de entradas e saídas conforme a necessidade da instalação – com ênfase neste ano para o modelo CLAMPER Solar Box 12E/12S.

“Essa caixa de proteção não possui elemento de seccionamento. Ela é uma caixa onde nós temos os DPS já integrados, e conseguimos proteger até 12 strings de uma única vez. O produto é totalmente transparente, fica em paralelo com o sistema, e caso algum DPS chegue ao final de vida útil, ele não impacta na geração que está ocorrendo”, disse Diogo Xavier, coordenador de Produtos da CLAMPER.

CLAMPER Solar Box 12E/12S. Foto: CLAMPER/Divulgação

CLAMPER Solar CB

A CLAMPER Solar CB foi mais uma das soluções apresentadas pela fabricante na feira. A Combiner Box reúne a proteção contra surtos elétricos em conjunto com funcionalidades para usinas que operam com tensões de até 1500 Vcc.

Disponível em modelos com até 24 entradas, o produto é compatível com os inversores centrais. De acordo com a companhia, essa configuração de várias entradas em paralelo permite que a corrente dos módulos fotovoltaicos seja somada, resultando em uma única saída na ordem de centenas de ampères.

“A CLAMPER Solar CB é singular, pois oferece proteção por fusíveis, interruptor seccionador e proteção contra surtos elétricos – feita por um DPS que chega até 1500 V de corrente contínua – além da possibilidade de trabalhar com monitoramento dessas caixas. Assim, é possível fazer o monitoramento de parâmetros elétricos críticos, como temperatura, corrente e tensão de entrada de cada string, por exemplo”, apontou Xavier.

“É importante ressaltar que todos os nossos DPS são certificados conforme a norma IEC 61643-11, para os DPS de CA, e IEC 61643-31, para os DPS de CC (corrente contínua)”, acrescentou Douglas.

O coordenador de Produtos da CLAMPER enfatizou ainda que as soluções que oferecem ao mercado são fabricadas 100% no Brasil, possuem grau de proteção IP65 e são resistentes à radiação UV. “Nossos produtos também atendem aos requisitos de não propagação de chamas, garantindo ainda mais segurança”. 

Combiner Box, solução da fabricante para inversores centrais. Foto:CLAMPER/Divulgação

Atendimento ao cliente e presença no mercado

A CLAMPER afirmou que se destaca não apenas pela qualidade de seus produtos, mas também pelo atendimento diferenciado que oferece. Segundo Diogo Xavier, a companhia tem uma equipe altamente capacitada para atender aos clientes, seja por e-mail, WhatsApp, telefone ou Instagram.

“O diferencial que eu complemento em relação ao suporte é que o cliente está conversando direto com quem desenvolve e com quem fabrica. Não é um atendimento leigo, nossa equipe de suporte é formada por técnicos e engenheiros”, pontuou.

“Inclusive, temos também o selo RA 1000 no Reclame Aqui – que destaca as empresas que possuem excelentes índices de atendimento”, acrescentou Mariana Ribeiro, gerente de Marketing da CLAMPER.

“Temos mais de 32 anos de mercado como especialistas e líderes em DPS, nossas soluções são fabricadas no Brasil e contam com seis anos de garantia. Além disso, somos certificados nas normas ISO 9001 (qualidade) e ISO 14001 (ambiental), contamos com uma equipe de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) altamente capacitada, laboratório próprio – o maior da América Latina e do Hemisfério Sul para testes de DPS e estamos presentes em mais de 26 países”, finalizou Mariana. 

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Picture of Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal