27 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,4GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,7GW

Classificação de piranômetros conforme a ISO 9060:2018

O equipamento é usado para a medição dos valores de radiação em projetos fotovoltaicos

Autor: 11 de março de 2024Artigos técnicos
2 minutos de leitura
Classificação de piranômetros conforme a ISO 9060:2018

Clientes que necessitam acompanhar a perfomance de usinas fotovoltaicas usam, comumente, estações meteorológicas. Foto: Divulgação

Artigo publicado na 21ª edição da Revista Canal Solar. Cliquei aqui e baixe agora gratuitamente!

Clientes que necessitam acompanhar a performance de usinas fotovoltaicas usam, comumente, estações meteorológicas.

Dentre as variáveis importantes para a determinação da performance da usina fotovoltaica estão a temperatura ambiente, a temperatura de trabalho dos módulos fotovoltaicos, a umidade relativa, velocidade do vento e a radiação global horizontal, global inclinada e difusa (algumas especificações exigem que seja colocado um piranômetro, para a medição do albedo, na parte traseira dos módulos bifaciais).

Para a medição dos valores de radiação é usado o piranômetro, sendo a classificação deste equipamento o foco deste documento técnico.

A Norma de referência para a classificação dos piranômetros é a ISO 9060:2018, cuja forma de classificação é através da acurácia do equipamento perante os testes definidos pela norma.

De acordo com os resultados, os piranômetros são classificados em Classe A, Classe B ou Classe C.

Apesar da Norma ter um tempo relativamente longo no mercado, é comum os piranômetros serem classificados ainda conforme a ISO 9060:1990, que classifica os equipamentos em Padrão Secundário, Primeira Classe ou Segunda Classe.

Dessa forma, o estudo das principais diferenças entre as versões da ISO 9060:2018 e da ISO 9060:1990 é relevante para uma possível discussão com fornecedores e clientes.

Introdução

Em geral, os clientes adotam como referência de classificação dos pirômetros a Instrução técnica da EPE (daí o termo: “estação meteorológica padrão EPE”) para empreendimentos fotovoltaicos. 

Quer saber mais? Baixe agora a 21ª edição da Revista Canal Solar e leia o artigo completo.

Thiago Farias

Thiago Farias

Engenheiro da CS Consultoria. Graduado em Engenharia elétrica pelo Centro Universitário FEI. Especialista em projetos elétricos, com ênfase em projetos executivos de usinas fotovoltaicas. Experiente em estudos de proteção para subestações, projetos em média e baixa tensão, projetos de aterramento, análise de performance de geração, simulação de modelagem de usinas fotovoltaicas, análise regulatória para geração distribuída e estudos de viabilidade financeira.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.