26 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,4GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,7GW

CMSE recomenda medidas para garantir suprimento de energia elétrica no Brasil

Comitê pede flexibilização de restrições hidráulicas em 4 usinas e avaliação de estratégia dos reservatórios da bacia do Rio Grande

Autor: 8 de julho de 2021Brasil
2 minutos de leitura
CMSE recomenda medidas para garantir suprimento de energia elétrica no Brasil

O CMSE (Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico) manteve o alerta de atenção ligado em relação à crise hídrica e recomendou ao Governo Federal, nesta quarta-feira (07), uma série de medidas para garantir a oferta de energia elétrica aos consumidores brasileiros, em meio ao baixo nível dos principais reservatórios do país, em especial na bacia do Rio Paraná.

De acordo com o MME (Ministério de Minas e Energia), o comitê pediu que o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) passe a avaliar, em conjunto com ANA (Agência Nacional de Águas), estratégias de utilização dos reservatórios das usinas hidrelétricas da bacia do Rio Grande.

A Pasta também recomendou novas flexibilizações das restrições hidráulicas nas usinas de Jupiá, Porto Primavera, Ilha Solteira e Três Irmãos, cujos níveis de operação têm impactos para a navegação na Hidrovia Tietê-Paraná. Para isso, o ONS deverá divulgar as perspectivas de operação das usinas, com no mínimo 15 dias de antecedência.

Ademais, apontou que as afluências dos rios brasileiros permanecem inferiores aos valores médios históricos e que foi determinado ao ONS o despacho de geração termelétrica fora da ordem de mérito e importação de energia, sem substituição a partir da Argentina ou do Uruguai, e sem limitação nos montantes e preços associados.

Segundo o ministério, ainda ficou definido com a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) a realização de uma campanha de conscientização do uso eficiente da energia elétrica.  A mesma será de realização obrigatória pelas concessionárias de distribuição, no segundo semestre de 2021.

Por fim, o MME destacou que o comitê pontuou como positiva a expansão da capacidade de geração e de transmissão de energia elétrica do país, que no primeiro semestre deste ano foi predominantemente advinda de fontes renováveis. O CMSE entende que para os próximos anos a tendência tem que ser a manutenção desse cenário.

Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.