O ministro do MME (Ministério de Minas e Energia), Alexandre Silveira, enviou ao MJSP (Ministério da Justiça e Segurança), um comunicado urgente sobre uma escalada das ameaças feitas pela facção do Comando Vermelho à subestação de energia que alimenta Belém (PA).
No documento, obtido pelo Intercept Brasil e datado de 31 de outubro, é destacado que a segurança da instalação é vital para o sucesso da COP30, além da segurança energética da população.
Também é feita uma solicitação de apoio do Ministério da Justiça e Segurança no acionamento das forças de segurança para de investigar e fazer cessar os atos ilegais que atentam contra a segurança da Subestação Marituba.
Atualmente, a subestação está sob responsabilidade da Belém Transmissora de Energia S.A., operada pela Verene Energia.
Em nota a imprensa, o MME (Ministério de Minas e Energia) se pronunciou.
“O Ministério de Minas e Energia (MME) vem a público informar que as instâncias de segurança do governo do Brasil e do estado do Pará foram acionadas imediatamente após o conhecimento sobre as ameaças praticadas contra funcionários da Subestação Marituba, no Pará.Foram enviados ofícios ao Ministério de Justiça e Segurança Pública (MJSP), ao Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR) e ao Governo do estado do Pará, pedindo que tomem as providências necessárias para proteção das pessoas e das infraestruturas ameaçadas e a região já está com a segurança reforçada. O MME tem participação ativa e estratégica no planejamento da rede elétrica para a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), coordenando as ações junto ao Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e aos agentes locais para garantir o suprimento eletroenergético durante o evento. O ministério lidera o monitoramento, a articulação intersetorial e a definição de diretrizes operacionais específicas para o evento. Todas as medidas preventivas e de contingência necessárias já foram adotadas para que a COP 30 transcorra com a excelência e a segurança energética que um evento desta magnitude exige. O MME reitera que o sistema elétrico está seguro, com funcionamento garantido em todas as suas etapas, desde a geração até a distribuição, com foco especial nas instalações da Região Norte que atenderão a COP 30”.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.