Como funciona uma planta de galvanização a fogo?

Processo garante maior durabilidade às estruturas metálicas usadas em usinas solares
Como funciona uma planta de galvanização a fogo
Foto: Metal Metal Light/Divulgação

Você já parou para pensar como as estruturas metálicas que sustentam painéis solares resistem por tantos anos às intempéries, sol intenso e umidade? A resposta está em um processo essencial, mas pouco conhecido por quem não atua diretamente na indústria: a galvanização a fogo.

De acordo com Raphael Soeiro, Key Account Manager da Metal Light, o processo de galvanização possui o objetivo de aumentar o tempo de vida útil das peças em aço através do revestimento em zinco. Este revestimento é realizado a uma temperatura acima dos 450 ºC, onde ocorre a fusão entre o metal base e o zinco.

Foto: Metal Light

Conforme Soeiro, todo o processo é composto pelas seguintes etapas:

  • Desengraxe, onde remove todos os materiais orgânicos, como graxas e óleos. Geralmente imerge a peça em uma solução à base de detergentes e outros aditivos tornando o meio alcalino;
  • 1ª lavagem para retirar resíduos da etapa anterior e não contaminar os banhos subsequentes;
  • Decapagem para retirar todo o óxido de ferro (ferrugem), utilizando ácido clorídrico;
  • 2ª lavagem para retirar resíduos da etapa anterior e não contaminar os banhos subsequentes;
  • Fluxagem, onde é utilizado sais de cloreto de zinco e cloreto de amônia, devido ao PH relativamente ácido, com a função de dissolver resíduos aderidos na peça;
  • Secagem realizada entre 110ºC e 140ºC para reduzir o choque térmico e os respingos de zinco na área ao redor da cuba de zinco;
  • Banho em zinco fundido, onde a peça é imergida na cuba de zinco a 450ºC, fazendo com que o zinco penetre na rede cristalina do aço por meio do processo de difusão;
  • Passivação, etapa onde utiliza um tanque com líquido para passivação, melhorando o acabamento e os aspectos visuais da peça.
Como funciona uma planta de galvanização a fogo
Foto: Metal Metal Light/Divulgação

 

Foto: Metal Light/Divulgação

apas é cuidadosamente controlada para garantir um resultado eficiente e de alta qualidade. O processo de galvanização a fogo é essencial para diversas aplicações industriais, garantindo resistência, durabilidade e confiabilidade às peças metálicas”, concluiu.

 

As opiniões e informações expressas são de exclusiva responsabilidade do autor e não obrigatoriamente representam a posição oficial do Canal Solar.

Foto de Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

<
<
Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.