29 de fevereiro de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,9GW

Como garantir a escolha certa na compra de módulos fotovoltaicos

Deve-se considerar a segurança e qualidade ofertada pelo fabricante para depois analisar o portfólio e eficiência dos painéis

Autor: 5 de fevereiro de 2024Artigo do fabricante
3 minutos de leitura
Como garantir a escolha certa na compra de módulos fotovoltaicos

Projeto de 15 kW com módulos da Sunova localizado em São Paulo. Imagem Sunova/Reprodução

Escolher um painel solar é um passo importante quando se quer mergulhar na energia solar. Por conta disso, é necessário levar em consideração alguns fatores para garantir a escolha certa.

Primeiro, devemos considerar a segurança e qualidade ofertada pelo fabricante para depois analisarmos o portfólio e a eficiência dos painéis. Isso significa o quanto ele consegue transformar a luz solar em eletricidade.

Quanto mais eficiente, mais energia será produzida pelo seu sistema fotovoltaico. Isso é importante pois em locais com espaço limitado, certamente a eficiência do módulo será um diferencial. Portanto, nem sempre o painel de maior potência será a melhor opção, pois muitas vezes esse ganho de potência vem atrelado à um tamanho maior, e não a sua eficiência.

Novas tecnologias são consideradas e sempre bem-vindas como, por exemplo, os módulos com células N-Type, que têm se destacado por oferecerem maior eficiência, baixa degradação e baixo coeficiente de temperatura – que significa que podem gerar mais energia a partir da mesma quantidade de luz solar.

Também é importante considerar o portfólio da empresa que possui ex- tarifários ativos, para que assim possa assegurar a redução ou isenção do imposto de importação para esse produto.

Outro ponto é a durabilidade e os materiais usados no painel. É preciso certificar-se de que ele é feito com materiais resistentes de qualidade que podem aguentar variações climáticas da região. É importante também considerar o tempo de garantia ofertado pelo fabricante e qual a eficiência do módulo após 30 anos de trabalho.

Não esqueça de considerar o coeficiente de temperatura. Isso mostra como o desempenho do painel pode alterar de acordo com a variação climática. Painéis com um coeficiente de temperatura menor garantem que seu sistema não sofra grandes impactos na performance dos módulos, e inversores instalados são melhores em climas quentes, onde as temperaturas podem subir bastante.

Por último, mas não menos importante, não deixe de pensar no serviço pós-vendas. Ter uma equipe de suporte local é crucial para garantir confiança na empresa contratada, uma vez que o produto adquirido tem vida útil estimada em mais 25 anos. Desta forma, assegurar um suporte técnico local de alto nível é essencial para manter o desempenho dos equipamentos e o bom relacionamento com os clientes.

Ao olhar para todos esses detalhes, você vai estar pronto para tomar uma decisão acertada e investir em um sistema solar que realmente funcione para seu cliente.


As opiniões e informações expressas são de exclusiva responsabilidade do autor e não obrigatoriamente representam a posição oficial do Canal Solar.

Sunova Solar

Sunova Solar

Fabricante global de soluções energéticas Tier 1 que fabrica módulos fotovoltaicos de alta tecnologia. No Brasil desde 2019, a Sunova atua com módulos N-Type TOPCon, sendo a 5° marca mais lembrada pelos integradores pela Greener, possuindo equipe nacional e mais de 20 distribuidores com envio nacional.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.