O Complexo Eólico Babilônia Centro, na região de Várzea Nova, na Bahia, alcançou operação comercial plena. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (24) pela produtora de aço ArcelorMittal e pela desenvolvedora Casa dos Ventos, sócias no empreendimento.
As obras, que incluem 123 aerogeradores, foram concluídas de forma antecipada em julho, mas a operação comercial total somente foi atingida em outubro, um mês antes do previsto originalmente. O investimento no parque somou R$ 4,2 bilhões, resultando em 553,5 MW de capacidade instalada sob outorga válida por 35 anos.
A joint venture entre as duas empresas foi formalizada em abril de 2023 para construir e operar o complexo. Trata-se de um dos maiores acordos corporativos de energia renovável no país, garantindo fornecimento inicial de 267 MW à siderúrgica, uma das maiores consumidoras de energia elétrica do Brasil.
A iniciativa é parte da estratégia de descarbonização da ArcelorMittal, que mira 100% de energia elétrica renovável até 2030 e emissões líquidas zero até 2050. Segundo Everton Negresiolo, CEO da ArcelorMittal Aços Longos LATAM, a antecipação da entrada em operação representa um marco estratégico.
1ª eólica offshore do Brasil com licença ambiental busca Investidores
“A inauguração do Complexo Babilônia Centro vai nos permitir a diversificação da matriz energética, aumentar a competitividade, contribuir para a redução de consumo e custos operacionais e na descarbonização de nossas operações”, afirmou.
Lucas Araripe, diretor-executivo da Casa dos Ventos, destacou que a parceria avança sustentada por uma visão estratégica comum às duas companhias.
Em agosto, a joint venture foi ampliada para incluir a implantação de uma usina solar no mesmo complexo, entre Morro do Chapéu e Várzea Nova. O novo projeto, estimado em R$ 700 milhões, terá 200 MW de potência instalada. As obras estão em estágio avançado, e a operação comercial está prevista para dezembro de 2025.
As opiniões e informações expressas são de exclusiva responsabilidade do autor e não obrigatoriamente representam a posição oficial do Canal Solar.