GC Solar 22.71 GW GD Solar 50.47 GW
Notícias

Complexo eólico Babilônia Centro já está 100% operacional na Bahia

Em agosto, parceria da Casa dos Ventos com a ArcelorMittal foi ampliada para a implantação de uma usina solar no mesmo complexo

Complexo eólico Babilônia Centro já está 100% operacional na Bahia

Foto: Freepik

O Complexo Eólico Babilônia Centro, na região de Várzea Nova, na Bahia, alcançou operação comercial plena. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (24) pela produtora de aço ArcelorMittal e pela desenvolvedora Casa dos Ventos, sócias no empreendimento.

As obras, que incluem 123 aerogeradores, foram concluídas de forma antecipada em julho, mas a operação comercial total somente foi atingida em outubro, um mês antes do previsto originalmente. O investimento no parque somou R$ 4,2 bilhões, resultando em 553,5 MW de capacidade instalada sob outorga válida por 35 anos.

A joint venture entre as duas empresas foi formalizada em abril de 2023 para construir e operar o complexo. Trata-se de um dos maiores acordos corporativos de energia renovável no país, garantindo fornecimento inicial de 267 MW à siderúrgica, uma das maiores consumidoras de energia elétrica do Brasil.

A iniciativa é parte da estratégia de descarbonização da ArcelorMittal, que mira 100% de energia elétrica renovável até 2030 e emissões líquidas zero até 2050. Segundo Everton Negresiolo, CEO da ArcelorMittal Aços Longos LATAM, a antecipação da entrada em operação representa um marco estratégico.

1ª eólica offshore do Brasil com licença ambiental busca Investidores

“A inauguração do Complexo Babilônia Centro vai nos permitir a diversificação da matriz energética, aumentar a competitividade, contribuir para a redução de consumo e custos operacionais e na descarbonização de nossas operações”, afirmou.

Lucas Araripe, diretor-executivo da Casa dos Ventos, destacou que a parceria avança sustentada por uma visão estratégica comum às duas companhias.

Em agosto, a joint venture foi ampliada para incluir a implantação de uma usina solar no mesmo complexo, entre Morro do Chapéu e Várzea Nova. O novo projeto, estimado em R$ 700 milhões, terá 200 MW de potência instalada. As obras estão em estágio avançado, e a operação comercial está prevista para dezembro de 2025.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Wagner Freire
Sobre o autor
Wagner Freire

Wagner Freire é jornalista graduado pela FMU. Atuou como repórter no Jornal da Energia, Canal Energia e Agência Estado. Cobre o setor elétrico desde 2011. Possui experiência na cobertura de eventos, como leilões de energia, convenções, palestras, feiras, congressos e seminários.

Comentários

Os comentários são moderados antes da publicação

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Deixe seu comentário

Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.