Construção de usina solar expandirá complexo híbrido no Piauí

Projeto fotovoltaico será integrado ao Complexo Eólico Lagoa do Barro, que terá potência ampliada para 1,5 GW
Complexo Eólico Lagoa do Barro iniciou sua operação em 2018. Foto: Divulgação/CGN

A CGN Brasil deu início à construção da usina solar LDB Associado, que terá 44 MW de capacidade instalada em Lagoa do Barro do Piauí, a 580 km de Teresina (PI). A entrada em operação está prevista para 2026. 

A companhia é a subsidiária brasileira do grupo chinês CGN, que soma mais de 100 GW de capacidade instalada em todo o mundo. 

A nova planta solar, que prevê a instalação de mais de 90 mil painéis fotovoltaicos, será integrada ao Complexo Eólico Lagoa do Barro, ampliando a potência total do parque para mais de 1,5 GW.

Segundo a empresa, a combinação das fontes solar e eólica permitirá otimizar a infraestrutura já existente, reduzindo custos operacionais e atenuando a intermitência da geração. 

O compartilhamento de subestações e linhas de transmissão deve aumentar a eficiência e garantir um fornecimento mais estável de energia renovável.

De acordo com a CGN Brasil, o projeto reforça a estratégia da companhia de expandir a presença das fontes limpas na matriz elétrica nacional. 

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Foto de Wagner Freire
Wagner Freire
Wagner Freire é jornalista graduado pela FMU. Atuou como repórter no Jornal da Energia, Canal Energia e Agência Estado. Cobre o setor elétrico desde 2011. Possui experiência na cobertura de eventos, como leilões de energia, convenções, palestras, feiras, congressos e seminários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

<
<
Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.