Enquanto milhares de consumidores do estado de São Paulo enfrentaram cortes de energia no início desta semana, em razão das fortes chuvas e falhas na rede de distribuição, alguns moradores que investiram em sistemas de armazenamento conseguiram manter o fornecimento de eletricidade sem interrupções.
“Foi ótimo. A luz aqui do Jardim Paulistano tem acabado com frequência, e ter um sistema solar com armazenamento nos dá a tranquilidade de continuar com luz sem depender da volta da energia na rua”, relatou o paulista Roberto Monteiro, que investiu em um sistema de backup e conseguiu manter o fornecimento sem interrupções.
Ele investiu cerca de R$ 48 mil em um sistema equipado com módulos JA Solar de 595 W e um inversor SolaX Split Phase de 6 kW, acoplado a baterias de 5,8 kWh da mesma marca. A instalação foi concluída na última sexta-feira (19), a tempo de enfrentar a queda de energia que atingiu todo o bairro apenas três dias depois.
Segundo Ovidio de Freitas Collesi, sócio e diretor comercial da Engpower Energia Solar, empresa responsável pelo projeto, o número de baterias deve ser ampliado para que o sistema consiga atender a mais cargas dentro da residência.
Outro consumidor paulistano que não sofreu com a falta de luz foi o empresário Roberto Iacovella. “Foi perfeito. Foi o terceiro dia seguido sem energia no condomínio. Sábado foi por causa do incêndio, domingo e segunda por causa da chuva de novo. Graças a Deus fizemos o sistema”, relatou.
A motivação, segundo ele, foi garantir conforto e estabilidade para o home office. “A maior parte do tempo trabalho de casa. Ficar sem energia era muito dispendioso. Escolhi baterias ao invés de gerador porque elas funcionam como um nobreak gigante — normalmente nem percebo quando falta energia na rua”, explicou.
Iacovella investiu aproximadamente R$ 170 mil em um sistema com inversor PHB trifásico de 20 kW e 20 kWh de armazenamento. De acordo com Fernando Carvalheiro, proprietário da E-Tron, empresa responsável pela instalação, a solução foi entregue há pouco mais de um mês e também deve ganhar expansão com mais baterias.
Apagão na Região Metropolitana
Somente nesta segunda-feira, as regiões do ABC e da zona Sul da capital paulista foram fortemente impactadas pelas falhas no fornecimento da Enel. Mais de 900 mil consumidores chegaram a ficar sem energia, segundo dados da distribuidora.
Em publicação no X, a concessionária informou que os municípios de Santo André, São Bernardo, São Caetano e Diadema, além de bairros como Jabaquara, Vila Mariana e Ipiranga, estão entre as áreas mais atingidas.
A Enel atribuiu a falha registrada pela manhã a um desligamento em uma subestação da transmissora Isa Energia Brasil. A distribuidora também reportou queda de árvores e galhos sobre a rede elétrica em diversos pontos da Região Metropolitana, o que ampliou os danos.
Conheça o Curso de Projeto de Armazenamento de Energia em Baterias
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.